O Jogo

DESEMPATE EM ALVALADE

CAMPEONATO Os duelos em casa dos leões dão nota do equilíbrio total, depois de o Sporting ter anulado em 2021 a desvantage­m.

- FREDERICO BÁRTOLO

Até à derrota na época passada, o Benfica estivera oito jogos seguidos sem perder no terreno do rival para a liga. Uma vitória dos verdes e brancos deixará fechadas as contas do acesso direto à Champions.

Sporting e Benfica encontram-se hoje em Alvalade (20h30) para o duelo 88 no campeonato com os verdes e brancos como visitados, condição em que se regista um empate total: 33 vitórias para cada equipa, mais 21 empates e 125 golos marcados quer por leões quer por águias. O golo de Matheus Nunes em 2020/21 permitiu uma vitória por 1-0 do Sporting e acabou com uma sequência de oito anos sem triunfos frente ao eterno rival em casa para a liga, evitando assim que o maior período do Benfica de invencibil­idade em Alvalade se prolongass­e.

Antes deste triunfo, já com Rúben Amorim ao comando dos leões, as águias tinham confirmado no dérbi anterior fora de casa uma superiorid­ade sobre o rival neste século XXI, obtendo a oitava vitória (por 4-2) em Alvalade para o campeonato desde 2021. Já os verdes e branco, mesmo que venham a somar nova vitória hoje, chegarão apenas às sete caseiras sobre os encarnados este século.

Hoje, há pois a possibilid­ade de o balanço geral entre as duas equipas voltar a ficar favorável para um dos lados, sendo que isso não é o mais importante em jogo. O atual campeão e segundo classifica­do ambiciona os três pontos porque só assim poderá manter uma réstia de esperança na luta pelo título – o FC Porto está a nove pontos com o triunfo de ontem – e também porque isso lhe permitirá, desde logo, garantir o acesso direto à Champions, ao deixar o Benfica a 12 pontos de distância com quatro jornadas por realizar e com vantagem no confronto direto. Uma questão fundamenta­l para os leões, sabendo-se que o prémio de presença direta na Liga dos Campeões rondará os 26 milhões de euros, tendo em conta a distribuiç­ão da atual edição da prova e sabendo-se que o encaixe pode variar consoante os coeficient­es dos clubes em competição. O Benfica, por outro lado, olha para o segundo posto como uma forma de minimizar a desilusão de uma época sem troféus e uma vitória hoje poderia reavivar o sonho milionário, além de que o dérbi tem sempre um valor simbólico incalculáv­el nos adeptos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal