O Jogo

“ÉPOCA FALHADA SEM TÍTULO”

Vitória no dérbi não suaviza 2021/22 para o técnico, que promete equipa “à altura do desafio” em Alvalade

- MARCO GONÇALVES

Recusando-se a pensar no peso de um eventual desaire, que dita o afastament­o do acesso direto à Champions, fala num jogo de “50/50”, mas atira: “Se tivesse de apostar, apostaria no Benfica.”

●●● Num jogo decisivo, Veríssimo quer a equipa a um “nível elevadíssi­mo” para vencer em Alvalade.

Apesar da eliminação, o jogo de Anfield dá maior motivação para o dérbi?

—Não diria motivação, porque temos de estar motivados para todos os jogos. Não cumprimos o objetivo de passar à faseseguin­te,masdemosum­a resposta muito positiva perante um adversário de qualidade reconhecid­a por todos e temos de nos agarrar a isso. Houve situações menos boas, mas fizemos muita coisa boa a atacar e a defender com um adversário poderoso como o Liverpool. Agora é transporta­r isso para o Sporting. É um dérbi e mais um jogo de Champions. Temos de estar a um nível elevadíssi­mo, com um adversário forte, de reconhecid­a qualidade. Mas temos a nossa qualidade, sabemos o que fazer para defrontar este adversário e as expectativ­as são as melhores para o jogo.

Se perder, o Benfica fica fora dos dois primeiros lugares. É por isso uma final?

—E se ganharmos? Estamos a partir do princípio de o Benfica não ganhar. E se ganhar? Sabemos o que implica uma vitória ou não vitória, mas o nosso ‘mindset’ é chegar a Alvalade e lutar pela vitória.

Vencer o Sporting pode aligeirar um ano difícil?

—Não. O objetivo principal era o título, a partir do momento em que isso não acontece é uma época falhada. Julgo que todos os benfiquist­as devem orgulhar-se do trajeto da equipa na Liga dos Campeões, com Spartak, PSV, um grupo dificílimo com Bayern e Barcelona. Calhou-nos o Ajax e recordo-me de muita gente pensar que íamos ser amassados, a equipa deu uma resposta top e passámos com todo o mérito. A seguir o Liverpool, mais uma vez a equipa ia sofrer porque ia jogar contra uma das melhores da Europa. Obviamente não há vitórias morais. Fica a resposta muito positiva numa competição na qual o Benfica não estava presente há muitos anos naquela fase a eliminar. Ainda é cedo para balanços, faltam cinco jogos e o objetivo é lutar pela vitória e conquistar 15 pontos.

Rúben Amorim atribuiu ao Sporting a responsabi­lidade no jogo. Concorda ou cabe ao Benfica a responsabi­lidade de vencer para dar outra imagem?

—Nestes jogos a probabilid­ade é 50/50 e se tivesse de apostar apostava na vitória do Benfica. Temos consciênci­a do adversário que temos pela frente. Diz-nos a história que a classifica­çãopoucote­madizer relativame­nte ao que pode acontecer no jogo. Vai ser um jogo aberto. Com duas equipas a quererem fazer o melhor, a procurarem a vitória, vai ser um jogo competitiv­o. A nossa expectativ­a passa por ganhar amanhã [hoje] em Alvalade e o mesmo para os quatro jogos a seguir.

O Sporting é mais imprevisív­el do que em janeiro?

—Em função das opções individuai­s poderá mudar uma ou outra dinâmica. Mas a ideia está lá. Fez algumas contrataçõ­es, nomeadamen­te o Slimani, que poderá dar outra variante no posicionam­ento ofensivo, mas a ideia de jogo está lá e bem vincada. Cabenos termos as melhores dinâmicas defensivas para contrariar esse pendor ofensivo que o Sporting tem e valorizar o nosso jogo com bola para aproveitar os espaços e chegar com perigo a zonas de finalizaçã­o do Sporting e marcar.

Tem algum plano especial contra o ataque do rival?

—Não temos de preocuparn­os em particular com nenhum jogador, mas acima de tudo com as dinâmicas ofensivas e defensivas. São duas grandes equipas, que vão procurar a vitória. Vamos estar à altura do desafio e vamos dar uma resposta muito positiva, que todos os benfiquist­as esperam e que certamente vamos ter.

“Houve situações menos boas, mas fizemos muita coisa boa a atacar e a defender com um adversário poderoso como o Liverpool. Agora é transporta­r isso para o Sporting”

Nélson Veríssimo Treinador do Benfica

 ?? ?? Nélson Veríssimo considera que os benfiquist­as “devem orgulhar-se” da campanha europeia
Nélson Veríssimo considera que os benfiquist­as “devem orgulhar-se” da campanha europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal