O Jogo

“Mehdi-Eva” ao nível dos antecessor­es

Brasileiro atingiu meta dos 20 golos esta época e duo com Taremi já rendeu 42. Parelhas Marega-Aboubakar (49) e Marega-Soares (43) na mira

- FRANCISCO SEBE

Objetivos cumpridos: antes do arranque da época, o camisola 30 traçou as duas dezenas de golos como meta; Taremi nunca ficou abaixo dessa fasquia desde que chegou ao futebol europeu.

O triunfo dilatado (7-0) de anteontem sobre o Portimonen­se permitiu que o FC Porto ampliasse o registo ofensivo na Liga Bwin para 79 golos marcados [ver peça abaixo] e, em simultâneo, que Taremi, autor de um hat-trick, e Evanilson (bisou) engordasse­m as contas pessoais. O iraniano soma agora 22 tentos, o brasileiro 20 - totalizam 42 - e, em conjunto, tornaram-se na terceira dupla de avançados a superar as duas dezenas de golos cada numa só temporada da “era Conceição”. Marega e Aboubakar mantêm-se como a mais prolífica, à conta dos 49 remates certeiros de 2017/18, a primeira campanha com Sérgio ao leme; no ano seguinte, o maliano, agora no Al-Hilal, reeditou a façanha, mas com Tiquinho Soares como parceiro: juntos, somaram 43 golos.

No que toca ao duo do presente, importa referir que, com o “bis” ao Portimonen­se, Evanilson atingiu a meta de 20 golos que havia traçado no arranque da temporada, aquando do regresso das férias. Agora aponta aos 25. Voltou a faturar após seis jogos consecutiv­os sem fazer o gosto ao pé, mantendo-se na perseguiçã­o a Taremi pelo “título” de melhor marcador portista em 2021/22.

Mehdi, porém, tem evidenciad­o pontaria afinada e assume-se como principal candidato a terminar no topo desse ranking. O iraniano, aliás, nunca ficou abaixo dos 20 golos desde que chegou à Europa: marcou 21 em 2019/20, pelo Rio Ave, e 23 na época passada. Nota, ainda, para o facto de Sérgio Oliveira ter anotado 20 tentos em 2020/21. No entanto, por se tratar de um médio, não entra nestas contas das duplas de dianteiros.

De resto, numa altura em que o FC Porto tem cinco jogos por disputar até final da temporada - seis, se garantir a presença na final da Taça de Portugal -, o repto da nova dupla temível do ataque dos dragões está traçado: ultrapassa­r os números do dueto Marega-Aboubakar. Para tal, Taremi e “Eva” terão de marcar, entre ambos, mais sete golos. Algo que, com certeza, seria do agrado de Sérgio Conceição...

 ?? ?? Taremi e Evanilson, uma dupla mortífera no FC Porto
Taremi e Evanilson, uma dupla mortífera no FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal