O Jogo

Reduzido a metade o fogo dos adversário­s

Sem sofrer golos há cinco rondas, o FC Porto só permitiu seis remates à baliza nesses jogos. Diogo Costa com recorde de Baía em mira

- MANUEL CASACA

Se não sofrer golos em Braga, na próxima jornada, o FC Porto bate o melhor registo defensivo com Sérgio Conceição. Dragões atravessam a fase mais sólida da época e permitem cada vez menos aos rivais.

O FC Porto está há cinco jogos sem sofrer golos no campeonato, tendo igualado as duas melhores séries do clube desde que Sérgio Conceição chegou ao comando técnico dos dragões, alcançadas em 2017/18 e 2019/20. Agora, vão tentar bater o recorde na próxima jornada, em Braga. Neste registo imaculado, conseguido nos encontros com Portimonen­se, V. Guimarães, Santa Clara, Boavista e Tondela, há um dado decisivo: o FC Porto reduziu para metade o poder de fogo dos adversário­s. Dito de outra forma, nestas últimas cinco jornadas, só permitiu seis remates à sua baliza - um nos primeiros jogos e dois com o Portimonen­se -, baixando a média para 1,2 por partida. Nas 25 rondas anteriores do campeonato, essa média era de 2,4. E mesmo a média dos outros remates - que foram para fora ou acabaram intercetad­os também baixou, passando de 6,6 para 5,8 nesta série sem sofrer golos, de acordo com os dados do “Wyscout”. Como curiosidad­e, acrescente-se que foi no clássico com o Benfica que o FC Porto permitiu mais remates: 12 no total, seis dos quais à baliza.

O último golo sofrido pelo FC Porto na Liga Bwin aconteceu a 6 de março, em Paços de Ferreira. Nico Gaitán marcou aos 66 minutos, estando, desde então, os portistas há 474 minutos sem sofrer golos na prova. Em 2017/18, época de estreia de Sérgio Conceição no Dragão, a equipa conseguiu, logo a abrir a prova, um total de 530’,

Com esta série de imbatibili­dade, Diogo Costa segue as pisadas de Vítor Baía, de quem herdou a camisola 99 do FC Porto. O melhor registo da história do clube - e do campeonato nacional - pertence ao agora administra­dor da SAD com 1192 minutos, um número que será muito difícil de superar: teria de manter a baliza em branco em mais de sete jogos... O que pode tentar é não sofrer nas quatro rondas que faltam deste campeonato e, dessa forma, conseguir uma série superior à de Vítor Baía (8) em ano de estreia no campeonato.

 ?? ?? Diogo Costa não sofre golos há cinco jogos
Diogo Costa não sofre golos há cinco jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal