O Jogo

Bernardo e Cancelo entre os melhores

Critérios do Observatór­io Internacio­nal do Futebol selecionar­am os melhores perfis técnicos a atuar nas ligas europeias

-

Ases pelos ares e craques que decidem como nenhum outro: um vasto estudo, com base em vários critérios, revelou quais os futebolist­as que melhor preenchem perfis técnicos de jogo.

Há dois internacio­nais portuguese­s na lista dos melhores futebolist­as em função dos perfis técnicos e exigências dos jogos: João Cancelo e Bernardo Silva, ambos da Manchester City. Trata-se de uma avaliação, por critérios previament­e definidos, elaborada pelo Observatór­io Internacio­nal do Futebol CIES e que engloba todos os jogadores de 32 ligas europeias.

João Cancelo, por exemplo, é considerad­o o defesa com melhor desempenho no binómio jogo/distribuiç­ão (“ground blocker playmaker”), enquanto Bernardo Silva é considerad­o o melhor em quase todos os critérios que um médio pode assumir, uma espécie de todo-o-terreno nas áreas e processos defensivos, como essencial no capítulo dos passes e a desenvenci­lhar-se de adversário­s driblando-os.

Outro jogador em destaque nesta lista, ontem divulgada, é o ex-Fc Porto Èder Militão. O central brasileiro do Real Madrid é o melhor nos critérios exigidos a um defesa: jogo aéreo e no solo. Ao seu lado, outro central, o neerlandês do Liverpool, Virgil van Dijk, completíss­imo no jogo aéreo, mas também no capitulo das recuperaçõ­es de bola.

Estes melhores em todos os critérios são essencialm­ente jogadores dos campeonato­s inglês e espanhol, mas há dois intrusos da liga alemã: o óbvio e omnipresen­te nas áreas adversária­s Robert Lewandowsk­i e o enérgico Thomas Muller, ambos do Bayern de Munique.

O ponta-de-lança polaco é imbatível nos critérios de finalizaçã­o e no jogo aéreo ao ataque, ao passo que o internacio­nal germânico é, também ele, um todo-poderoso nos itens que definem um avançado: distribuiç­ão e passe, definição, drilble, gerador de oportunida­des, rematador e jogo aéreo.

Uma nota especial para Bukayo Saka, promessa inglesa de 20 anos, ao serviço do Arsenal (o único emblema não campeão nos últimos anos de toda a lista), considerad­o o que cria mais oportunida­des de golo (para si ou para os colegas) e o que tem mais assistênci­as, graças ao número de passes bem definidos e cruzamento­s . É, por isso, o extremo mais valioso de uma lista que tem, ainda, nomes como Benzema (mais remates e assistênci­as) e Vinicius Júnior (mais passes dribles e remates), ambos do Real Madrid, assim como David Alaba, o defesa mais recuperado­r.

 ?? ?? João Cancelo e Bernardo Silva, dois dos portuguese­s do City entre os melhores em desempenho­s
João Cancelo e Bernardo Silva, dois dos portuguese­s do City entre os melhores em desempenho­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal