O Jogo

Utilização de mais quatro garante recorde nacional

Sérgio Conceição pode tornar-se no treinador a utilizar mais jogadores em ano de título. Para já, deu minutos a 29, mas há mais candidatos à medalha se os lançar frente ao Estoril

- MANUEL CASACA

Cláudio Ramos, Francisco Meixedo, Rúben Semedo e Fernando Andrade são os quatro jogadores do plantel principal que aguardam por uma oportunida­de para serem oficialmen­te campeões.

O FC Porto tem batido recordes atrás recordes e pode alcançar outro - além do de pontos - no sábado. Se der oportunida­de a mais quatro jogadores de fazerem a estreia no campeonato, garantindo-lhes, desta forma, o estatuto de campeões nacionais, Sérgio Conceição passa a ser o treinador vencedor a utilizar mais elementos na prova. A obtenção da melhor marca, na posse de José Mourinho (FC Porto, em 2003/04) e de Rui Vitória( Benfica, em 2016/17), que deram minutos a 32 futebolist­as, depende exclusivam­ente do técnico, que tem à disposição vários candidatos. Aos guarda-redes Cláudio Ramos e Francisco Meixedo,j untam-se aindaRúben Semedo e Fernando Andrade.Alista até pode ser estendida a João Marcelo, Romain Correia, Zé Pedro, Vasco Sousa, Mor Ndiaye e Bernardo Folha, jogadores da equipa B que chegaram a ser convocados para a equipa principal, embora seja pouco provável que tal aconteça frente aos estorilist­as.

Nos três títulos que conquistou pelo FC Porto (2017/18, 2019/20 e 2021/22), foi no primeiro que Sérgio Conceição utilizou mais jogadores (30). Esta época já leva 29 e, se chegar aos 33, bate o recorde nacional. Embora esteja em jogo a melhor pontuação de sempre de um clube na Liga e o aqueciment­o para a final da Taça de Portugal, Cláudio Ramos, Francisco Meixedo,Rúben Semedo e Fernando Andrade poderão alinhara uns minutos frente ao Estoril. Principalm­ente o central e o atacante.

Internacio­nal A português, Cláudio Ramos chegou ao FC Porto na época passada e aspira ao primeiro título no escalão principal, depois de ter sido campeão na II Liga, em 2014/15, pelo Tondela, e de ter vencido a série de subida da III Divisão, em 2010/11, ao serviço do Amarante. Com menos 10 anos, Meixedo tem a segunda oportunida­de ser oficialmen­te vencedor da I Liga. Há dois anos, o jovem foi convocado para a última jornada, frente ao Braga, e tudo indicava que seria utilizado. No entanto, o FC Porto estava a perder e o guardião acabou por não sair do banco. Já Rúben Semedo venceu dois títulos pelo Olympiacos, mas aguarda para festejar o primeiro português, uma vez que só jogou na Liga Europa, contra o Lyon. Por fim, Fernando Andrade, que foi reintegrad­o em janeiro, também deseja concretiza­r um sonho. “Quero ser campeão. Nem que sejam 30 segundos. Quero entrar para chutar uma bandeirola e receber amedalha ”, declarou recentemen­te o atacante que recuperou de uma grave lesão.

Fernando Andrade já disse que quer jogar para ser campeão, nem que seja só por 30 segundos

 ?? ?? Rúben Semedo chegou em janeiro e só foi utilizado com o Lyon, na Liga Europa
Rúben Semedo chegou em janeiro e só foi utilizado com o Lyon, na Liga Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal