O Jogo

Lyle Foster é o primeiro balão de oxigénio certo

SAD acertou a venda do avançado sul-africano ao Westerlo (Bélgica) por um milhão de euros. Em nome da reestrutur­ação financeira, perspetiva­m-se outros negócios

- PEDRO ROCHA

Depois de recuperar a maior parte do dinheiro investido em Foster (1,2 milhões), o Vitória prepara-se para novos negócios. André Almeida, Rochinha e Herculano são os mais “cotados”.

A reestrutur­ação financeira do Vitória de Guimarães, determinad­a pela sociedade desportiva presidida por António Miguel Cardoso, está em marcha. Além do recurso à banca, o plano implica cortes (alguns já se fizeram com a dispensa de “quadros” considerad­os dispendios­os e a equipa sub-23 será descontinu­ada) e vendas e a primeira fechada foi o avançado Lyle Foster, emprestado esta época ao Westerlo. Assegurado o regresso ao principal escalão, para o qual contribuiu Foster (somou cinco golos e quatro assistênci­as em 25 jogos), o clube belga prescindiu de acionar a opção fixada em 1,5 milhões de euros para negociar a compra do passe por um valor inferior e, depois de ter visto o Vitória declinar uma oferta na ordem dos 800 mil euros, fechou negócio por um milhão, com os minhotos a terem direitoa15%damais-valianuma futura venda do internacio­nal sul-africano. O Vitória recupera, assim, a maior parte do dinheiro que pagou ao Mónaco (1,2 milhões de euros) pelo ponta-de-lança em 2020, depois

Empréstimo de Lyle Foster ao Westerlo foi bem sucedido e o Vitória encaixa um milhão de euros com a venda deste ter rodado, sem grande brilho, no Cercle Brugge, emprestado pelos monegascos.

Cedido ao Rio Ave com uma cláusula de compra obrigatóri­a, caso se verifique a subida de divisão dos vila-condenses, Aziz (outro avançado) também poderá proporcion­ar um encaixe interessan­te (cerca de um milhão de euros), mas o Vitória não ficará por aqui no que diz respeito a vendas. Para que as contas se afastem do vermelho e também para ganhar alguma folga no sentido de assegurar reforços para a nova época (o avançado Anderson, ex-Famalicão, já está garantido), a SAD aposta em vendas mais substantiv­as e aguarda apenas que as sondagens por alguns jogadores se transforme­m em propostas, sabendo-se que o médio André Almeida, o extremo Rochinha e o avançado Herculano se situam entre os mais cobiçados.

Desse tridente, Almeida é o diamante que mais brilha em virtude de se tornado nesta época uma certeza na linha média da equipa e uma opção regular na Seleção Nacional Sub-21. A seu favor jogará ainda o facto de o agente Jorge Mendes estar a trabalhar o seu futuro, juntamente com Jorge Pires.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal