O Jogo

“Convocatór­ia é recompensa”

Central João Muniz é um dos 20 jogadores na lista para a fase final do Campeonato da Europa

- FILIPA MESQUITA

A chamada à Seleção Nacional sub-17 foi um momento especial para o defesa, de 16 anos, que telefonou aos pais, “a chorar”, tal era a emoção, para lhes contar da convocatór­ia.

Levantar o troféu de campeão da Europa é um desejo assumido, mas João e os colegas não se iludem e têm “os pés bem assentes na terra”. A poucos dias do arranque do Campeonato da Europa, quais são as expectativ­as? — Estamos sempre com as expectativ­as altas, sabemos da nossa qualidade, mas também sabemos que o Europeu tem sempre equipas muito difíceis e, por isso, temos os pés bem assentes na terra.

Uma Ronda de Elite irrepreens­ível dá ainda mais motivação para esta fase decisiva?

— Todas as vitórias e resultados positivos dão motivação, mas também sabemos que no Europeu, apesar de as equipas serem as mesmas, vai ser diferente.

Pela frente, Portugal vai encontrar Escócia, Suécia e Dinamarca. Que análise faz aos adversário­s?

— A Escócia é o nosso primeiro adversário e, por isso, foi aquele que já analisámos. É um adversário que não vai ser fácil, como é obvio, mas também sabemos que somos Portugal e queremos ganhar.

Que caracterís­ticas considera importante­s para conseguire­m superioriz­ar-se aos adversário­s?

— Acho que temos de saber aplicar o nosso próprio futebol, temos a nossa identidade, sabemos do que somos capazes, da nossa qualidade, e acho que isso basta para ganhar à Escócia.

Levantar a taça seria o realizar de um sonho?

— Temos sempre o objetivo de ser campeões, Portugal nunca vai para um torneio sem ambições.

Qual foi a sensação de saber que estava convocado?

— Fiquei imensament­e feliz, liguei logo aos meus pais a chorar. Não tenho mesmo palavras que transmitam esta sensação. Esta convocatór­ia é uma recompensa pelo meu trabalho, dedicação e esforço.

 ?? ?? João Muniz em ação na preparação da seleção sub-17
João Muniz em ação na preparação da seleção sub-17

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal