O Jogo

Nova “Champions” em modo de liga

UEFA aprovou modelo, para implementa­r a partir de 2024/25, sem fase de grupos e com apuramento­s diretos ou por play-off para fase a eliminar

-

Solução de compromiss­o implica ainda o aumento de 32 para 36 equipas, mas sem utilização do coeficient­e histórico. Posicionam­entos no ranking da UEFA ganham ainda mais importânci­a.

A UEFA aprovou ontem o alargament­o da Liga dos Campeões de 32 para 36 equipas a partir da época 2024/25, com um novo modelo de competição sem fase de grupos, passando para uma liga única com oito jogos.

Após realizar consultas aos envolvidos no processo, o Comité Executivo do organismo responsáve­l pelo futebol europeu decidiu alterar de 10 para oito o número de jogos a disputar por cada equipa, quatro em casa e quatro fora, e alterou o critério para atribuição de duas das quatro novas vagas, retirando o acesso para os clubes com o coeficient­e mais alto.

Assim, as quatro novas vagas vão ser para um o terceiro classifica­do do país em quinto lugar no ranking da UEFA, outra para um campeão nacional, ampliando o número de clubes apurados através do denominado Caminho dos Campeões e as duas restantes vão para as federações com melhor desempenho coletivo dos seus clubes na época anterior (número total de pontos obtidos dividido pelo número de clubes participan­tes).

A Champions perde a fase de grupos e vai funcionar como uma liga única, embora cada um dos 36 emblemas apenas dispute oito jogos (quatro em casa e quatro fora)com adversário­s diferentes, num sistema em que o adversário seguinte é apenas conhecido pela pontuação que cada um for fazendo. Os oito melhores classifica­dos na liga única vão ser apurados para a fase a eliminar da competição, enquanto os classifica­dos entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um play-off a duas mãos para apurar outras oito equipas. Do 25.º para baixo, as equipas vão ser eliminadas e nenhuma vai passar para a Liga Europa.

O Comité Executivo da UEFA, reunido em Viena, confirmou que “todos os jogos antes da final serão ainda disputados a meio da semana, reconhecen­do a importânci­a do calendário doméstico de jogos em toda a Europa”. As mudanças no formato vão ser também aplicadas à Liga Europa, com oito jogos na fase de liga, e à Liga Conferênci­a Europa, com seis jogos na fase de liga, incluindo ambas as mesmas 36 equipas nesta fase.*

 ?? ?? A partir de 2024/25, a Liga dos Campeões disputa-se num formato diferente
A partir de 2024/25, a Liga dos Campeões disputa-se num formato diferente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal