O Jogo

SAD pede mais 40 M€ de urgência

Empréstimo de igual valor vai ser pago agora e obriga as águias a atacar novo financiame­nto.

- VÍTOR RODRIGUES

A Benfica SAD vai voltar a financiar-se no mercado de capitais recorrendo ao instrument­o mais utilizado nos últimos anos, um empréstimo obrigacion­ista. A operação foi revelada ontem em comunicado inserido no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s e apresenta a necessidad­e de encaixe de 40 milhões de euros, numa operação que encerra um carácter de alguma urgência.

Depois de ter angariado 35 milhões de euros em julho de 2021, a SAD pede agora mais 40 milhões precisamen­te no mês em que expira outro empréstimo obrigacion­ista, de 2019 a 2022, de igual montante. Embora no prospeto ontem lançado se reafirme a intenção de prosseguir “uma estratégia de diversific­ação e otimização das fontes de financiame­nto da Benfica SAD”, pode ler-se que o novo empréstimo permitirá o “reforço da liquidez na sequência do reembolso do empréstimo obrigacion­ista denominado Benfica SAD 20192022, com reembolso previsto para 20 de maio de 2022, o qual será realizado com recurso a fundos próprios”.

Significa isto que a operação com taxa de juro bruta de 4,6% – superior aos 4% do empréstimo iniciado em 2021 – permitirá à SAD evitar que a tesouraria fique em dificuldad­es após o reembolso previsto para dia 20. A oferta de subscrição, refira-se, irá iniciar-se na próxima segunda-feira e estará disponível até dia 27 deste mês, com data de reembolso fixada a 1 de junho de 2025.

De referir ainda que este empréstimo, que pode ainda superar o valor inicial, iguala os 40 milhões de euros pedidos pelo FC Porto, em março, e pelo Sporting, em dezembro do ano passado.

 ?? ?? Rui Costa e Soares de Oliveira lançaram operação
Rui Costa e Soares de Oliveira lançaram operação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal