O Jogo

Evanilson deixa trutas para trás

Entre os brasileiro­s que atuam nas principais ligas europeias, só um marcou mais do que o 30 em 21/22

- FRANCISCO SEBE

Nomes sonantes como Neymar (PSG) e Gabriel Jesus (Man. City) ficam aquém dos 21 tentos apontadosp­elo avançado do FC Porto, que, ainda assim, continua de fora das escolhas de Tite no escrete.

Em junho de 2021, quando regressou de férias, Evanilson traçou como meta para a época as duas dezenas de golos pelo FC Porto. Onze meses depois, o resultado está à vista: não só o avançado superou o repto – 21 tentos em 44 jogos – como também se destacou entre compatriot­as. De todos os brasileiro­s que atuam no “top-10” das ligas europeias, só um faturou mais do que o 30 dos dragões em 2021/22.

Arthur Cabral (Fiorentina) é o líder deste ranking de artilheiro­s, mas a grande fatia dos 29 golos que fez foram anotados longe da elite: 27 em 31 partidas pelo Basileia e apenas dois desde que se mudou para Itália, em janeiro. Como tal, pode dizer-se que “Eva” manteve uma bitola mais constante e num contexto mais exigente, naquele que tem sido o ano de afirmação às ordens de Sérgio Conceição. Prova disso é que nomes de vulto como Gabriel Jesus (13 no Manchester City) e Neymar (12 no PSG) estão no retrovisor do portista. Vinícius Júnior, doReal Madrid, soma os mesmos 21.

Porém, os números de Evanilson parecem não ser suficiente­s para convencer Tite a dar-lhe uma oportunida­de na seleção do Brasil. Como O JOGO noticiou em tempo oportuno, o recém-sagrado campeão está no radar do selecionad­or, mas este tem optado por nomes já identifica­dos com o ambiente do escrete, como Richarliso­n e o já mencionado Gabriel Jesus. Após o Mundial e com um novo técnico na canarinha, o atacante dos dragões poderá alimentar o sonho de forma mais sustentada.

De resto, Evanilson pode aproveitar os jogos contra Estoril e Tondela para ampliar o registo da época mais produtiva de sempre como profission­al. Para 2022/23 fica traçado, desde logo, um outro objetivo: estrear-se a marcar nas competiçõe­s europeias, uma vez que, na presente época, “só” fez o gosto ao pé na Liga (14) e na Taça de Portugal (7), onde é um dos dois melhores marcadores.

 ?? ?? Evanilson tem tido uma época bastante profícua
Evanilson tem tido uma época bastante profícua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal