O Jogo

EIS O CABECEADOR-NATO

Em final de contrato, o avançado despede-se domingo do clube minhoto, contra o Gil Vicente, num jogo que pode consagrá-lo como o jogador com mais golos de cabeça da Liga Bwin

- MANUEL CASACA

Avançado mais produtivo do Vitória neste século, Estupiñán é o jogador da Liga Bwin com mais golos de cabeça, superando Darwin (Benfica), André Luís (Moreirense) e Alipour (Marítimo).

Oscar Estupiñán faz domingo o derradeiro jogo pelo V. Guimarães, clube onde chegou em 2017. Em final de contrato, e com um rendimento, em 2021/22, que o colocou num patamar inalcançáv­el para a SAD vitoriana, o avançado colombiano despede-se contra o Gil Vicente, num jogo que pode consagrá-lo como o jogador com mais golos de cabeça na Liga Bwin. Para já, soma seis golos na prova, superando Darwin (Benfica), com cinco, e André Luís (Moreirense) e Alipour (Marítimo), ambos com quatro. Um registo importante, tendo até em conta que desde 2018/19 que um jogador não marcava tantos golos de cabeça na competição. Dyego Sousa, no Braga, chegou aos oito.

Estupiñán despede-se sem espectador­es nas bancadas, porque o jogo é à porta fechada, mas é bem provável que tanto ele como os companheir­os tenham o apoio dos adeptos à chegada ao Estádio D. Afonso Henriques. Para o avançado, será uma forma diferente de sentir o carinho dos vitorianos, que chegaram a criar um movimento para renovar o contrato.

Os 14 golos de Oscar Estupiñán no campeonato valeram a conquista de 15 pontos e o sexto lugar.

Apesar de estar afastada a possibilid­ade de continuar, Estupiñán deu sempre o máximo, sem medo de sofrer uma lesão que tornasse o seu futuro incerto. O profission­alismo foi, inclusive, elogiado por Pepa em conferênci­a de Imprensa.

A presença do atacante foi decisiva para que o Vitória tenha assegurado o sexto lugar, que pode garantir o regresso às competiçõe­s europeias. A confirmaçã­o pode surgir dia 22, se o FC Porto vencer a Taça de Portugal e impedir, desta forma, o Tondela de ocupar um lugar na UEFA. Para Estupiñán, responsáve­l direto pela conquista de 15 pontos, será um final feliz de um trajeto com altos e baixos, com dois empréstimo­s pelo meio, primeiro aos equatorian­os do Barcelona, em 2019, depois aos turcos do Denizlispo­r, em 2019/20, sem esquecer a passagem pela equipa B. Mesmo assim, sai como o melhor marcador do clube neste século, com 27 golos em 88 jogos pela equipa principal.

 ?? ?? Oscar Estupiñán marcou, em Famalicão, um dos seis golos de cabeça
Oscar Estupiñán marcou, em Famalicão, um dos seis golos de cabeça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal