O Jogo

“SOIS O QUE QUERO PARA O BENFICA”

Rui Costa, presidente do Benfica, foi à Câmara Municipal de Lisboa com as bicampeãs de futebol feminino

- CARLOS MANUEL LOPES

Orgulhoso de um clube com equipas femininas nas “seis principais modalidade­s”, o dirigente destacoulh­es a “ambição e qualidade”. Carlos Moedas, autarca de Lisboa, chamoulhes “pioneiras”.

A equipa feminina de futebol do Benfica, que no passado domingo se sagrou bicampeã nacional, foi ontem recebida, ao final da tarde, na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas. À espera tinha cerca de uma centena de adeptos que ali se deslocaram para ver mais de perto as jogadoras, quesefizer­amacompanh­ardo troféu conquistad­o na passada jornada da Liga BPI graças a um triunfo por 3-1 sobre o rival Sporting.

Durante a cerimónia, o edil lisboeta enalteceu a revalidaçã­o do título e a importânci­a do trabalho realizado ao longo do campeonato, e realçou a conquista do bicampeona­to, bem como importânci­a da diversidad­e. “É uma alegria e um privilégio recebêlas aqui. Este é um local cheio de história. A história do Benfica cruza-se com a história da democracia. A vossa vitória é a vitória de uma geração, do vosso emblema, e é a força da diversidad­e e da multicultu­ralidade que vocês representa­m”, sublinhou o autarca, que fez ainda a analogia entre o símbolo do Benfica e o dos Estados Unidos da América: a águia. Moedas considerou o feito das benfiquist­as como um passo importante para o cresciment­o do futebol feminino em Portugal. “Vocês são pioneiras e isso é ter uma responsabi­lidade enorme. São pioneiras de uma geração que vai mudar tudo. Vocês estão a levar o futebol para outro patamar. Daqui uns anos, o futebol feminino vai ser muito maior”, afirmou a autarca lisboeta.

Rui Costa deixou promessa

Logo a seguir foi a vez de Rui Costa, líder dos encarnados, agradecer ao presidente da autarquia a forma como acolheu a comitiva, deixando no ar uma promessa de que no futuro haverá mais ocasiões para novas visitas. “É a segunda vez que nos recebe numa semana; vai ter de levar connosco mais vezes. É um dos nossos grandes objetivos. Este projeto tem quatro anos, quando começámos na II divisão. Desde então conquistám­os dois campeonato­s e o terceiro fugiu-nos por causa da covid-19, quando liderávamo­s o campeonato”, recordou. O dirigente mostrou-se orgulhoso por liderar o único clube em Portugal que tem equipas femininas nas seis principais modalidade­s. “Tenho o maior orgulho de presidir ao maior e único clube português que tem as seis modalidade­s principais do país no

“É um projeto que nos orgulha. Estas atletas são aquilo que quero para o Benfica”

Rui Costa

Presidente do Benfica “Vocês estão a levar o nosso futebol feminino para outro patamar”

Carlos Moedas

Presidente da Câmara de Lisboa

setor feminino. Para além do cresciment­o que temos tentado dar às nossas equipas, no último domingo tentámos proporcion­ar aos nossos atletas, adeptos e ao país inteiro uma festa brilhante, batendo o recorde de assistênci­a em encontros oficiais. Vocês são aquilo que eu quero para o nosso Benfica: uma equipa com ambição, qualidade e que nos dá vitórias”, frisou Rui Costa. Por seu lado, Jéssica Silva, avançado contratada esta temporada ao K ansas City( EUA ), sublinhou a importânci­a da conquista. “Merecíamos muito isto. Vim para o Benfica e fui campeã nacional. Estou muito feliz”, afirmou. Já a capitã de equipa, Sílvia Rebelo, considerou a conquista do troféu um momento especial. “Este título é especial! O futebol está a evoluir. Não irei apanhar o ponto alto do futebol feminino, mas é gratifican­te ser uma pioneira”, referiu. Por último, a internacio­nal canadianaC lo e Lacas se considerou extraordin­ário o facto de o clube ter agendado o encontro do título para o Estádio da luz. “Foi fantástico e extraordin­ário termos vencido, ainda por cima no Estádio da Luz, num jogo com a maior assistênci­a no futebol feminino [14 221 espectador­es] . Espero que se repita mais vezes. Foi uma época muito longa, com uma boa prestação na Liga dos Campeões, e merecemos esta conquista”, finalizou a .

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal