O Jogo

“Campeões com sete da formação”

-

Numa altura em que tanto se fala na aposta nos jogadores formados nos clubes portuguese­s, Petit lembra que essa já era uma prática do Boavista que foi campeão, em 2001

A tão falada mística do Boavista tem feito falta?

Hoje em dia, todos falam da formação e o Boavista sempre criou jogadores à imagem deste clube. O Boavista andava sempre a lutar por títulos e estava sempre presente nas fases finais. Não era fácil chegar à formação do Boavista. Lembro-me que o senhor Marques foi ao meu bairro contratar-me a mim e ao Mário Silva por 15 bolas e 15 chuteiras. Na minha geração, era eu, Mário Silva, Ricardo Silva, Nuno Gomes, Tavares, Delfim, Moreira e tantos outros jogadores. Depois, veio outra geração, com Raul Meireles e Bosingwa. O Boavista sempre teve jogadores que saltaram dos juniores para a equipa principal e outros que andaram a rodar para depois darem o salto. No ano em que fomos campeões tínhamos sete jogadores da formação no plantel,equatroouc­incoeram titulares. Isso foi sempre a mística deste clube e temos de ir buscar um pouco do passado. Nesse sentido, o presidente­Vítor Murta está a trabalhar para dar melhores condições aos jogadores e aos treinadore­s para que, dentro de quatro ou cinco anos,estesjogad­oresdaform­ação possam afirmar-se no plantel principal. Já temos alguns que vieram da formação, como o Pedro Malheiro, que acabou muito bem a época, o Fran, o Luís Santos e o João Gonçalves. Tem de haver sintonia entre os seniores e todos os escalões de formação.

Alguns destes jogadores da equipa de Juniores A que foi campeã da II Divisão podem ter espaço no plantel principal?

Esta época tentámos trazer todos os dias três ou quatro jogadores da formação, concretame­nte o Tiago Morais, o Pedro, o Berna, o Martim Costa, o Joel e o Dabo. Ainda na última jornada, a equipa principal chegou de Tondela e foi ver o jogo dos juniores. Aproveito até para dar os parabéns ao trabalho fantástico que foi feito pelo Ricardo Paiva e todo o staff para o regresso da equipa da juniores ao campeonato nacional. Eles já tinham subido de divisão, mas era fundamenta­l ganhar o título e saber o que é jogar no Estádio do Bessa, e com adeptos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal