O Jogo

“Sebastián Pérez foi fundamenta­l”

-

Petit destacou a evolução de vários jogadores, deixando um elogio particular a Sebastián Pérez.

Qual foi o jogador que mais evoluiu esta época?

—Ao longo da época fomos notando a evolução dos jogadores. Fazíamos treinos individuai­s, desde receção de bola, passes e cortes, par atirar o melhor rendimento de cada jogador. OPorozo,por exemplo,é um miúdo com qualidade, mas tinha algumas dificuldad­es de posicionam­ento e de jogo de pés. Por isso é que provocava muitos cantos, porque o corpo não estava ajustado. O Makouta recebia a bola muito atrás e não olhava se tinha gente. Trabalhámo­s ainda os movimentos do Seba [Sebastián Pérez] e do Sauer, mas também do Musa. Nesse sentido, muitos jogadores evoluíram.

Sebastián Pérez é o Petit da atualidade?

—É um jogador diferente. O Seba é um dos jogadores mais inteligent­es naquilo queéo jogo da equipa. Dá o primeiro processo ofensivo, tem uma qualidade acima da média, lê muito bem o jogo e,depois,éo equilíbrio da equipa, quando esta perde a bola. Dentro das nossas dinâmicas, é fundamenta­l. É um jogador que aprecio e disse isso aos jogadores na véspera do jogo como V. Guimarães. Eles quiseram conversar, até para descomprim­ir, e, nessa conversa, disse-lhes que já conhecia o Seba, mas que ele foi o jogador fundamenta­l da nossa equipa.

A equipa teve muitas lesões. Tem alguma explicação para isso?

—Cada treinador tem a sua metodologi­a de treino e as suas ideias de trabalho. Para aquilo que quero do jogo, as minhas equipas têm de estar fisicament­e bem, porque gosto de um jogo intenso e com velocidade. Chegámos num contexto, analisámos, e não estava tudo bem, nem tudo mal. Nos treino falo alto porque, se aparecer alguma lesão ou algum castigo, quem for para determinad­a posição já sabe aqui loque tem de fazer. Tivemos de fazer essas adaptações em vários jogos, nomeadamen­te nas meiasfinai­s da Taçada Liga e no jogo em Famalicão.

“Seba é um dos jogadores mais inteligent­es”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal