O Jogo

UMA TRISTEZA QUE NÃO INVADE A TAÇA

O paradoxo de emoções em apenas uma semana só serve de motivação ao “orgulho” dos beirões, que querem voltar ao mapa da I Liga

- CRISTINA AGUIAR

Sete anos na Liga Bwin foram quebrados no passado fim de semana. O luto ainda não foi feito, porque domingo há um objetivo especial. Depois, os adeptos vão juntar-se para lutar pelo regresso.

O embate da descida de divisão não esfriou a emoção pela presença inédita na final da Taça de Portugal. A pacatez que se sente no centro de Tondela, a meio da semana, é natural numa cidade “com boa qualidade de vida.” Quem o garante é Rodrigo Fonseca, de 25 anos, que vê o seu futuro longe do litoral, com “muito orgulho” beirão. O testemunho deste adepto tondelense é tão extraordin­ário quanto a sua dedicação ao clube, cuja “ascensão desportiva” fez quebrar as divisões clubistas inter-freguesias.

A escalada desde a III Divisão até ao Jamor foi seguida por Rodrigo Fonseca ao pormenor, até dos minutos dos golos de tantas épocas que lançaram a história do emblema. “É complicado” encontrar o equilíbrio entre a tristeza da queda e a alegria de ver a equipa discutir um troféu com o FC Porto. “Queríamos fazer o luto, mas é preciso estar em grande para ganhar a Taça, apesar de as casas de apostas nos darem dez por cento de probabilid­ades”,

“É o fim da nossa presença na elite. Domingo será o primeiro dia da nova vida do Tondela”

Rodrigo Fonseca

Adepto do Tondela

comentou Rui Freitas, enquanto refrescava a garganta no bar do estádio, que, na próxima época, não conhecerá grandes enchentes com a visita dos clubes sonantes da Liga Bwin.

Há, no entanto, uma certeza: a claque “estará sempre presente”, garantem alguns dos seus membros, que passavam no momento da conversa. Pelo movimento na loja do clube, deu para perceber que os sócios mantêm a chama. Os bilhetes esgotaram, mas o pack especial da Taça de Portugal (chapéu, t’shirt e cachecol) está a sair a um ritmo que superou as expectativ­as. “É muito amor pelo Tondela”, atirou Joel Costa. Do lado oposto de uma das ruas adjacentes ao estádio cresce um prédio e um dos seus trabalhado­res fez-se notar ao gritar “Porto”. Um adepto dos dragões, que aproveitou a proximidad­e para cantar ao desafio com outros que por ali passavam. “É o fim da nossa presença na elite do futebol. Domingo será o primeiro dia da nova vida do Tondela”, atirou Rodrigo Fonseca.

 ?? ?? Tondelense­s querem devolver o Estádio João Cardoso ao roteiro da I Liga
Tondelense­s querem devolver o Estádio João Cardoso ao roteiro da I Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal