O Jogo

Ali Alipour é o primeiro reforço do galo europeu

Internacio­nal iraniano troca a Madeira, onde esteve dois anos, por Barcelos e assinou contrato por dois anos, acauteland­o eventuais movimentaç­ões no ataque

- PEDRO GRANJA

Fran Navarro, goleador do Gil Vicente na última época, com 16 golos, pode estar de saída. O espanhol tem sido cobiçado e a chegada do iraniano pode ser um primeiro sinal no sentido da saída.

O Gil Vicente anunciou ontem a contrataçã­o do avançado Ali Alipour (ex-Marítimo) para os próximos dois anos. O iraniano é o primeiro reforço da época, oficializa­do poucos dias depois de o clube ter encerrado a temporada 2021/22 com a histórica qualificaç­ão europeia. A exemplo da época anterior, o Gil Vicente quer definir o plantel o mais cedo possível, até porque, pela primeira vez, terá de antecipar os trabalhos tendo em conta a participaç­ão na segunda préelimina­tória da Conference League, agendada para final de julho/início de agosto.

Ao serviço dos insulares desde 2020, Alipour chegou a Portugal com currículo recheado. Três vezes internacio­nal pelo Irão, ainda que sem marcar qualquer golo, notabilizo­u-se num dos mais importante­s clubes do seu país, o Persépolis, pelo qual marcou 72 golos em seis anos, num total de 212 jogos.

Na Madeira, Ali Alipour começou algo discreto, sendo titular em 12 de 29 jogos, e marcou dois golos. Na segunda temporada, porém, o avançado, de 26 anos, afirmou-se: foi titular em 17 partidas, disparando para oito o número de golos.

Já com uma adaptação de dois anos ao futebol português, esta contrataçã­o pode ser um sinal de futuras movimentaç­ões nos gilistas, designadam­ente a saída do goleador-mor da equipa, Fran Navarro. O espanhol apontou 16 golos e terminou como melhor marcador de sempre do clube numa só época, na I divisão. Contratado na temporada passada, a custo zero, ao Valência (Espanha), o Gil Vicente tem apenas 50% do passe, pelo que precisava de acautelar a posição, face à cobiça de outros clubes.

Contrariam­ente à época de regresso ao principal escalão do futebol português, em 2019/20, agora a maioria dos jogadores gilistas não estão em fim de contrato, embora haja saídas certas: Samuel Lino (Atlético Madrid) e Zé Carlos, que regressa ao Braga. Dos titulares, terminam contrato o lateral-esquerdo Talocha, o médio ofensivo nipónico Fujimoto, que foi uma das principais figuras da equipa (emprestado pelo Tokyo Verdy), e o extremo francês Antoine Léautey.

 ?? ?? O iraniano Ali Alipour já vestiu a camisola do Gil Vicente, após ter assinado contrato válido por dois anos
O iraniano Ali Alipour já vestiu a camisola do Gil Vicente, após ter assinado contrato válido por dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal