O Jogo

Tirana não esconde o apoio a Mourinho

Faixa com o português montado numa vespa, celebrizad­a durante a sua apresentaç­ão na Roma, está exposta num prédio colado ao palco da final

- CLÁUDIA GARCIA, EM TIRANA

Na conferênci­a de Imprensa de antevisão, Mourinho desvaloriz­ou as críticas à realização do jogo na Albânia, elogiando as condições encontrada­s no país e puxando o público para 0 lado gialloross­o.

Hoje a Roma de Mourinho joga em casa. Sobre isso não há dúvidas. A maioria dos albaneses está ao lado da equipa italiana e o treinador português até teve direito a uma foto sua montado numa vespa exposta em grande dimensão ao lado do estádio que vai receber a final. Um sinal da simpatia que os locais têm pelo técnico. A Albânia recebe pela primeira-vez na sua história uma final europeia e a Roma também procura o seu primeiro troféu UEFA. Uma combinação perfeita do agrado de Mou, que fez questão de afastar todas as polémicas sobre a escolha de Tirana para receber a final da Conference. “A Albânia é um dos poucos países da Europa que eu ainda não conheço, mas eu adoro conhecer países novos e estou muito contente por aqui estar. O aeroporto é muito funcional, o estádio é muito bonito, o relvado é bom. Não temos os 50 ou 60 mil lugares que queríamos, mas a UEFA não pode ser criticada por querer levar o futebol a todo o lado. Estou feliz pelo povo albanês, porque é uma grande ocasião para eles”, frisou Mourinho, na conferênci­a de Imprensa.

Tirana é uma cidade em festa. Calor intenso, trânsito ainda pior, mas o povo albanês tem demonstrad­o boa vontade em acolher os adeptos que por aqui passam. A escolha do país dos Balcãs para hospedar esta final, neste momento histórico da Europa, não agradou a todos. Trata-se de um país que não pertence nem à União Europeia nem à NATO – coisa que em tempos que correm conta muito. Por outro lado, há também a questão da lotação limitada do estádio. No Air

Albania Stadium cabem apenas 22.500 pessoas e há milhares de adeptos dos dois clubes sem bilhetes na cidade. É um complexo pequeno, mas muito moderno, bem ao estilo inglês, que foi construído em 2019 e que hoje acolhe a grande maioria dos jogos da seleção da casa.

Nesta joga Kumbulla, central da Roma nascido em Itália, mas que representa o país de origem dos pais. “Nós temos um jogador albanês. Se a Roma ganhar aqui, um jogador albanês vai levantar o troféu, isso é um motivo muito forte para os albaneses estarem com a Roma”, disse o treinador, puxando todo o público da casa para o lado dos gialloross­i.

“A Albânia é um dos poucos países europeus que eu ainda não conheço. Achei o aeroporto muito funcional, o estádio é bonito e o relvado é bom. Estou contente por aqui estar”

“Não temos os 50 ou 60 mil lugares que desejávamo­s, mas a UEFA não pode ser criticada por querer levar o futebol a todo o lado”

“Nós temos um jogador albanês [Kumbulla]. Se a Roma ganhar aqui um local vai erguer o troféu. Isso é um motivo muito forte para o público estar connosco”

José Mourinho Treinador da Roma

“Os nossos últimos três jogos foram muito duros. Só descansámo­s quando vencemos o Torino, enquanto o adversário estava a descansar”

Gianluca Mancini Jogador da Roma

 ?? ?? Mourinho é a figura destacada da primeira final da história da Conference League
Mourinho é a figura destacada da primeira final da história da Conference League

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal