O Jogo

Costinha: o extremo que não se esconde

Perfil do reforço contratado à Académica

- PEDRO ROCHA

Sem poupar nos elogios, Zé Gomes considera que o extremo contratado à Briosa deve melhorar na finalizaçã­o e trabalhar a componente física para ganhar outra dimensão futebolíst­ica.

Por mais agudo que fosse o contexto da Académica, Zé Gomes sempre olhou para Costinha como um raio de luz. O extremo conquistou rapidament­e o quarto treinador da Briosa na última temporada e não o surpreende­u com a mudança para o Braga. “É muito forte no um para um, muito irreverent­e. Não tem medo de arriscar, seja com três mil ou com 30 mil espectador­es nas bancadas. Faz lembrar um jogador de rua, nunca tem medo de arriscar. Nunca se esconde no jogo”, descreve, ressalvand­o que o jogador de 21 anos ainda não é uma obra acabada. “Pode evoluir em determinad­os aspetos: tem de definir melhor as suas ações e, sendo um extremo, deve aparecer mais vezes na frente a rematar. Os extremos destacam-se pelas assistênci­as e golos. Depois, deve trabalhar a componente física. É um miúdo franzino e vai defrontar jogadores muitos fortes. Tem de ganhar músculo e o Braga vai, por certo, traçar-lhe um plano”, estima.

O resto “já lá está” e, por isso, o ex-treinador da Briosa considera que Costinha deve fixar-se logo na equipa principal dos arsenalist­as. “Não precisa de começar na equipa B, até porque já jogou na II Liga. Terá é de aproveitar bem todos os minutos que lhe derem. Se for o miúdo irreverent­e que era na Académica, sem medo de ir para cima dos adversário­s, tem todas as condições para ter sucesso no Braga. Espero que continue a ser assim, melhorando nos outros aspetos”, observa, dando conta de um extremo que tem a esquerda como “flanco preferenci­al”. “É pé direito e tem a tendência de fazer diagonais da linha para o interior do relvado”, detalha.

Zé Gomes acredita, de resto, que Artur Jorge, recentemen­te promovido a treinador da equipa principal, está identifica­do há muito com o potencial de Costinha. “Como treinador da equipa B, deve conhecer bem as suas carateríst­icas e, provavelme­nte, terá aconselhad­o a sua contrataçã­o. Ainda assim, mais pessoas do Braga estariam atentas a ele; o scouting do clube está bem representa­do em todo o país”, refere Zé Gomes.

“Tem de ganhar músculo e o Braga já terá, por certo, um plano”

Zé Gomes

Ex-treinador da Académica

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal