O Jogo

CAMPEÃO É FAVORITO

I LIGA FC Porto voltará a ser campeão em 2022/23, perspetiva­m 33% dos inquiridos, que colocam o Benfica de Schmidt à frente dos leões de Amorim

- MELO ROSA

O Sporting tem 21% das preferênci­as dos 805 entrevista­dos e há quem acredite que que o Braga será campeão nacional pela primeira vez: 2% apontam para a vitória da equipa de Artur Jorge.

O FC Porto vai ser novamente campeão em 2022/23, é principal conclusão de uma sondagem da Aximage Comunicaçã­o e Imagem: 33 por cento dos inquiridos entendem que os dragões serão os vencedores do próximo campeonato, mas os 3% de favoritism­o que têm a mais do que o Benfica dizem que, na opinião dos adeptos, a equipa que será treinada por Roger Schmidt é a que dará mais luta aos homens de Sérgio Conceição. O Sporting, campeão nacional há duas temporadas e segundo

classifica­do em 2021/22 com menos seis pontos do que o campeão, que somou 91 e bateu o recorde numa edição do campeonato, tem uma percentage­m de preferênci­as bem distante da dos azuis e brancos e dos encarnados: apenas 21%. Há quem acredite também que o Braga tem condições para ser campeão nacional pela primeira vez em 2022/23 (2%).

Em termos geográfico­s, o maior número de pessoas que acredita na conquista do bicampeona­to por parte dos dragões é do norte (52%), região onde 21% apostam no título dos encarnados e 17% no da formação leonina. Na Área Metropolit­ana do Porto, há uma discrepânc­ia normal entre o campeão (67%) que terminou a edição 2021/22 da Liga Bwin com o melhor ataque da prova e a melhor defesa - 86 golos apontados e 22 golos sofridos -, e os principais rivais (11% e 10%, para leões e águias). Já na Área Metropolit­ana de Lisboa, a discussão do título será entre águias (29%) e leões (28%). Os dragões ficaram-se pelos 19% de preferênci­as na capital.

No sul e ilhas há uma esmagadora “vitória” dos encarnados: quase metade (47%) dos entrevista­dos “atribuiu” o título ao Benfica, contra 26% a apostarem no Sporting e 19% no FC Porto. Para este inquérito foram validadas 805 entrevista­s a indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal