O Jogo

Nadal pela via da terra traída

É finalista em Roland Garros pela 14.ª vez, após viver o arrepiante momento que travou a luta de Zverev

-

Uma armadilha no pó de telha do Philippe Chatrier deitou por terra a alta expectativ­a que rodeava uma meia-final destruída pelo grito de dor de Zverev, ao sofrer uma entorse no tornozelo direito.

MANUEL PÉREZ

Pouco depois de o relógio bbb da catedral da terra batida dar a conhecer que se jogava há mais de três horas, e ainda não estavam concluídos dois sets do encontro entre Rafael Nadal (5.º ATP) e Alexander Zverev (3.º), o alemão foi protagonis­ta de um episódio tocante nesta era em que os atletas competem a um super alto nível, como lembrou o espanhol. Ao deslizar atrás de mais uma bola angulada de Nadal, o pé de apoio (direito) de Sascha foi travado, entortou, levando o jogador a gritar de dor e a terra ocre a colar-se ao suor que escorria, enquanto as lágrimas anunciavam o abandono. Após o insucesso de algumas tentativas de ser transporta­do de pé, saiu de cadeira de rodas.

O incidente ocorreu no último ponto do 12.º jogo (6-6) do segundo set, ou seja, antes de novo tiebreak e depois de Nadal ter ganho o primeiro, por 10/8, recuperand­o da desvantage­m de 2/6.

O traumatiza­nte final do encontro, que se juntaria a vários outros de altíssima qualidade disputados ao longo desta edição do torneio de Roland Garros, foi de certo modo amenizado pelo reaparecim­ento em cena de Zverev, de muletas, acompanhad­o por Rafa, dirigindo-se ao árbitro para o cumpriment­ar e abraçando o espanhol, que vai disputar a 14.ª final em Paris, tendo conquistad­o todas as outras.

Como adversário, amanhã, vai ter Casper Ruud (8.º), o tal que dois dias antes do início do Grand Slam francês esteve a um jogo de perder ante João Sousa, na final do ATP250 de Genebra. O norueguês acabou com a campanha de sonho do croata Marin Cilic (23.º): 3-6, 6-4, 6-2 e 6-2.

“É um sonho voltar à final, mas sou humano e custa que seja deste modo”

Rafael Nadal 13 vezes campeão de Roland Garros

 ?? ?? Perturbant­e regresso ao court de Zverev de muletas, para oficializa­r a desistênci­a
Perturbant­e regresso ao court de Zverev de muletas, para oficializa­r a desistênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal