O Jogo

“Não estão aqui para comer...”

Selecionad­or nacional admite fazer mudanças no jogo de hoje, inclusive na baliza

- MANUEL CASACA

Rotação relativame­nte ao jogo com a Espanha deve levar à troca de Diogo Costa por Rui Patrício, num setor defensivo que deve manter Danilo como central, apesar de forte concorrênc­ia.

Fernando Santos vai introduzir alterações na equipa inicial em comparação com o jogo em Espanha. Mesmo sem revelar os nomes dos jogadores que podem alinhar de início, o selecionad­or não descartou a possibilid­ade de Rui Patrício substituir Diogo Costa. Aliás, quando lhe perguntara­m se a rotação vai incluir a baliza, a resposta foi clara. “Inclui tudo. Tenho 26 jogadores disponívei­s. Todos me dão absoluta confiança e podem jogar todos. Não tenho aqui jogadores para comer e dormir, estão cá para jogar.”

Além da possível troca na baliza, outros setores devem sofrer alterações, tendo em conta o desgaste provocado por uma época longa e pelo pouco tempo de recuperaçã­o em relação ao jogo de quintafeir­a, em Sevilha. “Uma equipa nova não será. Isso seria desequilib­rar a equipa. Mas algumas alterações haverá sempre. Perante cada jogo, perante o tempo de recuperaçã­o entre jogos, haverá alterações no início e no decorrer do próprio jogo. Jogue quem jogar, vai manterse a matriz do que pretendemo­s para a seleção.”

Danilo deve manter a titularida­de como central. Fernando Santos considera que a adaptação do médio é uma aposta ganha, apesar da forte concorrênc­ia de jogadores como David Carmo, Domingos Duarte, convocados para estes quatro jogos, mas também Rúben Dias, que está lesionado, além de Gonçalo Inácio e Tiago Djaló, chamados para os Sub-21. E o selecionad­or não esqueceu um jogador um importante nos último anos. “O Fonte também tem sido uma alternativ­a, mas esta vez não foi chamado. Confio absolutame­nte no Danilo como central, joga muito bem nessa posição. E as exibições dele têm refletido isso. Mas não significa que os outros não possam jogar. Os que aqui estão e os que estão nos Sub-21, casos do Gonçalo Inácio e do Tiago Djaló”, destacou.

Fernando Santos falou ainda do adversário de hoje, alertando para o valor do adversário. “É das que tem crescido mais nos últimos anos. Tem jogadores de grande qualidade, mas vale pela sua ação coletiva. Normalment­e jogam num 4x2x3x1, têm um meio-campo muito forte, jogadores muito rápidos na frente e batem-se com muita facilidade com as outras equipas”, alertou, lembrando o grande desejo de disputar novamente a final da Liga das Nações. “Compete-nos ganhar, porque queremos voltar a disputar a final. Temos de ser uma equipa dominadora e capaz de mandar no jogo.”

“Confio absolutame­nte no Danilo como central”

Queremos voltar a disputar a final. Temos de ser uma equipa dominadora”

Fernando Santos Selecionad­or nacional

 ?? ?? Fernando Santos, selecionad­or nacional, alertou para a qualidade da Suíça
Fernando Santos, selecionad­or nacional, alertou para a qualidade da Suíça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal