O Jogo

Textor outra vez ligado ao FC Porto

Portal “Off The Pitch” noticia que o empresário conta fechar compra de uma parte minoritári­a da SAD nos próximos meses

-

O norte-americano, que também estará de olho no Lyon, não fala em nomes antes de selar o acordo, mas insiste que pretende um clube em Portugal e seguir um modelo distinto do usado pelo City Group.

BRUNO FILIPE MONTEIRO

“A ideia passa pela migração de jogadores entre as equipas que fazem parte do grupo”

John Textor estará a finalizar bbb a aquisição de uma parte minoritári­a de dois clubes e, segundo contactos realizados pelo portal “Off The Pitch”, que aborda o lado financeiro do futebol, o FC Porto será um deles. O outro, ainda segundo a mesma fonte, será o Lyon, o que alargaria ainda mais a participaç­ão do empresário neste desporto, no qual fez um investimen­to pessoal para se tornar acionista maioritári­o do Crystal Palace (Inglaterra), do Botafogo (Brasil) e do Molembeek (Bélgiga). No caso dos dragões e dos franceses, porém, o site explica que é provável que Textor venha a ter o apoio de um parceiro nas negociaçõe­s, que espera concluir dentro de alguns meses. Até lá, o norte-americano opta por não falar abertament­e em nomes, mas insistiu no desejo de investir num clube nacional. “Comprando um clube na Bélgica, no Brasil, em Portugal, potencialm­ente um em França, teremos a capacidade para conseguirm­os um jogador e introduzi-lo no sistema”, referiu Textor, em entrevista ao “Off the Pitch”, numa alusão ao modelo de negócio que pretende implementa­r..

A ideia é diametralm­ente oposta à utilizada pelo City Football Group, que detém o Manchester City. Enquanto estes utilizam um modelo em pirâmide, em que o objetivo passa por ter clubes mais pequenos que alimentem os “citizens”, Textor deseja um “ecossistem­a composto por emblemas relevantes o suficiente para ambicionar­em títulos e vitórias”. A ideia passa pela migração de jogadores entre as equipas que fazem parte do grupo, não necessaria­mente de forma gratuita, apostando numa prospeção forte. “Os jogadores estão presos em diferentes partes do mundo e não podem movimentar-se com fluidez pelo sistema. É um modelo de vários clubes que passa por identifica­r talentos em diferentes regiões e isso não é uma parte eficiente do nosso mundo do futebol”, sustenta o norte-americano.

John Textor

Empresário norte-americano

 ?? ?? “Comprando um clube na Bélgica, no Brasil, em Portugal, potencialm­ente um em França, teremos a capacidade para conseguirm­os um jogador e introduzi-lo no sistema”
Textor insiste que pretende investir em Portugal
“Comprando um clube na Bélgica, no Brasil, em Portugal, potencialm­ente um em França, teremos a capacidade para conseguirm­os um jogador e introduzi-lo no sistema” Textor insiste que pretende investir em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal