O Jogo

Porta do Europeu aberta

DOMÍNIO Após golear tranquilam­ente a Bielorrúss­ia, Portugal está a um triunfo de qualificar-se terça-feira no Liechtenst­ein, mas pode garanti-lo um dia antes se a Grécia não vencer o Chipre

-

A Seleção Nacional sub-21 confirmou a superiorid­ade em relação a todos os adversário­s: já marcou 30 golos no Grupo D rumo ao Europeu da Geórgia e Roménia e só sofreu dois.

MELO ROSA

As portas do Europeu de bbb 2023, na Geórgia e na Roménia, estão escancarad­as. A Seleção Nacional de sub-21 deu, ontem, mais uma demonstraç­ão de classe em Yerevan, capital da Arménia, onde o jogo com a Bielorrúss­ia decorreu à porta fechada. A goleada, por 5-1, até foi escassa face ao elevado número de oportunida­des criadas. Com este resultado, Portugal só precisa de ganhar terça-feira em Vaduz, contra o Liechtenst­ein, mas o apuramento poderá ficar garantido já na segunda-feira se a Grécia não vencer na visita ao Chipre.

Portugal entrou a mandar no jogo, criou várias oportunida­des, nunca permitiu que a seleção bielorruss­a chegasse com perigo à sua área e o golo de Fábio Vieira, aos 33’, num belo remate, materializ­ou um controlo absoluto.

A segunda parte foi ainda mais dominada pela equipa de Rui Jorge, que bem cedo ampliou a vantagem, num cabeceamen­to de Gonçalo Ramos após cruzamento de João Mário. Não tardou muito para que surgisse o terceiro, com Fábio Vieira a converter um penálti a castigar falta de Vegerya sobre FábioCarva­lho. Pouco depois, o médio do FC Porto saiu lesionado, sendo reavaliado hoje para saber se estará apto para o jogo com o Liechtenst­ein.

Já com várias alterações, Portugal não tirou o pé do acelerador, João Mário acertou no poste num grande tiro e o irrequieto Francisco Conceição tratou de desequilib­rar, oferecendo a David da Costa uma estreia de sonho, ao fazer o quarto golo lusitano. A Bielorrúss­ia ainda reduziu, na única desatenção da defesa portuguesa, mas Vitinha, avançado do Braga, fechou a história com um remate potente, sem hipótese para Sokal, que sofreu quatro golos depois de entrar ao intervalo para o lugar do lesionado Makavchik.

“Podíamos ter tido maior controlo, mas estou satisfeito pela entrega e com a prestação coletiva. Criámos situações para um resultado mais dilatado”

Rui Jorge Selecionad­or sub-21 “Sabíamos que íamos controlar. Mesmo sem estar no nosso melhor na primeira parte, estivemos ao nível habitual na segunda metade e resolvemos cedo” Gonçalo Ramos Avançado da Seleção de sub-21

 ?? ?? A equipa portuguesa imprimiu um ritmo alto em Yerevan e alcançou a quarta goleada no Grupo D
A equipa portuguesa imprimiu um ritmo alto em Yerevan e alcançou a quarta goleada no Grupo D

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal