O Jogo

BENFICA ARRASADOR NA PRIMEIRA BATALHA

Encarnados, especialme­nte nos segundo e terceiro quartos, foram muito mais fortes do que o FC Porto no início da final

-

RUI GUIMARÃES

Apesar de ter entrado bbb bem (5-0 e 9-1), o Benfica quase deixou terminar o primeiro quarto empatado, embora o FC Porto não tenha tentado o triplo, mas sim o lançamento debaixo do cesto, falhado por Miguel Queiroz e, já em deficiente­s condições, por Amarante. Ao cabo dos dez primeiros minutos, os homens da casa venciam por 17-14. Por essa altura, o primeiro encontro da final da Liga Betclic de basquetebo­l estava equilibrad­o, o que se esperava. Fora dos prognóstic­os estava a diferença final, de 79-58.

Foi depois dos 21-18 que o Benfica deu as primeiras sapatadas na partida, passando para 29-20 e depois para 3522, chegando ao intervalo com 40-26, 14 pontos de conforto. Um grande acerto defensivo, revelador de um estudo bem feito do ataque dos forasteiro­s, e boas percentage­ns de lançamento justificav­am a clara superiorid­ade das águias, isto num período em que fizeram 23 pontos e permitiram apenas 12.

Mantendo a velocidade de execução, das transições e o acerto tanto na defesa como no ataque ao cesto, os homens de Norberto Alves fizeram mais dez minutos de elevado nível e deixaram os rivais definitiva­mente para trás. Ainda assim, foi no último quarto que se registou a maior diferença (26 pontos, aos 74-48, quase aos 35 minutos). Por falar em diferença, é digno de realce o facto de o Benfica ter feito 42 pontos de fora – 14 triplos, com eficácia de 45%, tendo Betinho Gomes acertado todas as três tentativas –, contra apenas nove do FC Porto, que falhou 14 de 17 tiros...

 ?? ?? Frank Gaines, melhor pontuador do jogo (17), fura entre Jonathan Arledge e Francisco Amarante
Frank Gaines, melhor pontuador do jogo (17), fura entre Jonathan Arledge e Francisco Amarante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal