O Jogo

Eustáquio e Canadá entram em greve

Jogadores entregaram lista de exigências à federação. Jogo com o Panamá foi cancelado.

- FRANCISCO SEBE

Menos de três meses depois bbb de garantir uma vaga no Mundial, a seleção do Canadá, com Stephen Eustáquio entre os convocados, entrou em greve e não compareceu no jogo de preparação com o Panamá, agendado para a madrugada de ontem. O anúncio do cancelamen­to surgiu cerca de duas horas antes do pontapé de saída e a tomada de posição dos jogadores está relacionad­a, entre outras razões, com exigências referentes à compensaçã­o monetária do apuramento para a prova que vai realizar-se no final do ano.

De acordo com uma carta endereçada à federação, os futebolist­as pretendem receber 40 por cento do prémio atribuído ao Canadá pela participaç­ão no Mundial, defendendo, ainda, a existência de um “pacote” de viagem que facilite a presença de familiares e amigos da comitiva no Catar. Mas as reivindica­ções dos “canucks” não ficam por aí. É também exigida “maior transparên­cia” nos acordos de patrocínio da federação, uma liderança “que possa otimizar o momento positivo” que o futebol canadiano atravessa e a adoção de um “modelo equitativo” na seleção feminina, que proporcion­e o pagamento de verbas semelhante­s às que são praticadas na equipa masculina.

Nick Bontis, presidente da federação, reagiu ao boicote com um pedido de desculpas aos adeptos e à seleção do Panamá, vincando a intenção de “encontrar uma solução com a maior brevidade possível”, que permita a realização do jogo com Curaçau, no dia 10, a contar para a Liga das Nações da CONCACAF.

Refira-se que, além de Stephen Eustáquio, médio do FC Porto, também Steven Vitória, central do Moreirense, figura nos eleitos do Canadá.

 ?? ?? Eustáquio está ao serviço da seleção do Canadá
Eustáquio está ao serviço da seleção do Canadá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal