O Jogo

Conceição integra círculo de luxo

Treinador vai para a sexta época no leme portista. Nas principais ligas, só cinco estão há mais tempo no mesmo clube

-

Cumprem-se hoje cinco anos sobre a assinatura de contrato de Sérgio Conceição no FC Porto. Desde então, foram 271 jogos com o técnico ao leme e sete títulos conquistad­os, entre os quais três ligas.

FRANCISCO SEBE

A 8 de junho de 2017, bbb Sérgio Conceição assinou contrato e foi apresentad­o como treinador do FC Porto, sucedendo a Nuno Espírito Santo. Precisamen­te cinco anos, 271 jogos oficiais e sete títulos depois, o técnico, de 47 anos, mantém-se no banco dos dragões e tudo indica que assim será durante, pelo menos, mais uma temporada, no caso a sexta. Uma ligação duradoura, rara nos dias que correm, que insere Conceição num clube restrito de longevidad­e a nível continenta­l. O JOGO fez as contas e, no “top-6” de ligas europeias, somente cinco treinadore­s estão há mais tempo e de forma ininterrup­ta a cargo dos destinos de uma equipa.

O referido lote [ver quadro] conta com alguns nomes de luxo, a começar por Diego Simeone, que, salvo algum imprevisto, vai arrancar para a 12.ª época no Atlético de Madrid. Seguem-se Klopp, Guardiola e Gasperini, todos bem cotados na alta roda europeia, surgindo, depois, o espantoso caso de Christian Streich. O Friburgo está na Bundesliga desde 2016/17, mas o técnico alemão orienta o emblema de Breisgau desde 2011/12. Até há bem pouco tempo, o inglês Sean Dyche também fazia parte deste círculo, mas foi despedido a meio da época finda do Burnley, entretanto despromovi­do ao Championsh­ip.

De resto, Conceição já é o treinador que mais durou na era Pinto da Costa e, a nível nacional, vai igualar o recorde de longevidad­e entre treinadore­s neste século, estabeleci­do por Jorge Jesus. O agora técnico do Fenerbahçe completou seis épocas no Benfica, entre 2009 e 2015. Quanto a Sérgio, se cumprir o contrato que o liga ao FC Porto, válido até 2024, chegará à impression­ante marca de sete temporadas. Só Adolphe Cassaigne (1914-1922) e Joseph Szabo (1928-1936) somaram mais de forma consecutiv­a no clube.

 ?? ?? A 8 de junho de 2017, Conceição e Pinto da Costa assinaram o primeiro contrato
A 8 de junho de 2017, Conceição e Pinto da Costa assinaram o primeiro contrato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal