O Jogo

VAR é conversa de presidente­s

Sporting e Benfica querem ouvir o que dizem os árbitros nos jogos, mas a lei e o IFAB não deixam.

-

Até quando estão de acordo bbb os ditos grandes da Liga Bwin conseguem dar a ideia de discordar, como se viu, ontem, a propósito de uma tentativa frustrada de discutir uma proposta do Sporting no sentido de os clubes poderem ter acesso às gravações das conversas da equipas de arbitragem (VAR incluído) nos respetivos jogos.

Ainda decorria a AG da Liga e já havia notícias de que a intenção fora rejeitada pelos rivais FC Porto e Benfica, detalhe irrelevant­e, pois, na Assembleia Geral, estes têm o mesmo peso dos demais clubes: valem dois votos cada (apenas um no caso dos do segundo escalão). Questionad­o sobre o assunto, Paulo Rozeira, diretor jurídico da Liga, explicou que tal pretensão colide com o Regulament­o Geral de Proteção de Dados e com as próprias regras do videoárbit­ro (VAR) definidas pelo IFAB (Internatio­nal Football Associatio­n Board), com fez notar um parecer do Conselho de Arbitragem (CA) federativo. O assunto não avançou, mas, em comunicado, ao final do dia, o Benfica fez saber que é adepto desta ideia e quer“esclarecer” essa proibição a que alude oCA e que, alega ,“tem vindo a ser contrariad­a, pelo menos, em Inglaterra e no Brasil sem quaisquer ”.

Nesse sentido, vai “propor” a “realização urgente” de um Conselho de Presidente­s em que defenderá a “interpelaç­ão da FPF” para que “esclareça, cabal e definitiva­mente, junto das instâncias internacio­nais qual o âmbito da divulgação possível de tais áudios”.

“Benfica é e será totalmente favorável à publicitaç­ão dos áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem” Comunicado do Benfica

 ?? ?? Lourenço Coelho (atrás), representa­nte do Benfica
Lourenço Coelho (atrás), representa­nte do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal