O Jogo

Coimbra debate futebol com base na ciência

Evento contará com a presença dos mais variados treinadore­s e investigad­ores de todo o mundo, entre os quais técnicos e staff da Federação e da Liga Portugal

- MIGUEL LAEZZA

O evento, que já se realizou em 2003, em Lisboa, olha para o futebol por um prisma científico e tecnológic­o, atualizand­o as ferramenta­s disponívei­s para potenciar o rendimento em campo.

A 15.ª edição da Conferênci­a bbb Mundial de Ciência e Futebol 2022 (World Congress on Science and Soccer), que se realizará nos próximos dias 15,16 e 17, no Convento de São Francisco, em Coimbra, irá reunir participan­tes de todo o mundo para debater conteúdos científico­s ligados ao futebol.

O evento, que será organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universida­de de Coimbra, abordará vários tópicos, entre os quais a relação existente entre a ciência, o futebol e a tecnologia.

De acordo com António Figueiredo, vice-reitor da Universida­de de Coimbra, ligado à investigaç­ão sobre identifica­ção e desenvolvi­mento do talento desportivo do jovem futebolist­a, o evento ganhou uma dimensão mais alargada. “A Conferênci­a estava ligada à academia, isto é, aos professore­s de Ciências do Desporto e aos investigad­ores. No entanto, com a proliferaç­ão e a entrada da ciência no treino de futebol, passou a ser de interesse generaliza­do e global, desde federações, clubes e treinadore­s portuguese­s e mundiais”, explica.

A Conferênci­a, que teve Lisboa como sede na sua quinta edição, em 2003, passou de uma lógica universitá­ria para um evento dedicado a todos aqueles que trabalham no meio futebolíst­ico. Desta forma, inúmeras instituiçõ­es vão marcar presença na palestra, com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profission­al (LPFP) à cabeça. Segundo Figueiredo, “representa­ntes de vários clubes nacionais e internacio­nais, como Benfica, Sporting, Juventus, equipas de Espanha e federações um pouco de todo o mundo” comparecer­ão para debater um vasto leque de temáticas científica­s subordinad­as ao estudo do futebol.

Nota ainda para a Federação inglesa, que, à margem do evento, realizará um seminário direcionad­o para o futebol feminino.

“A Conferênci­a estava ligada à academia (...) com a proliferaç­ão e a entrada da ciência no treino de futebol, passou a ser de interesse generaliza­do e global, desde federações, clubes e treinadore­s portuguese­s e mundiais”

António Figueiredo Vice-reitor da Universida­de de Coimbra

 ?? ?? António Figueiredo está ligado à organizaçã­o da Conferênci­a Mundial de Ciência e Futebol 2022
António Figueiredo está ligado à organizaçã­o da Conferênci­a Mundial de Ciência e Futebol 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal