O Jogo

DRAGÃO CONTRA A VARRIDELA DA ÁGUIA

Benfica pode sagrar-se campeão nacional hoje (18h00, RTP2 e Porto Canal), caso volte a bater o FC Porto na final do play-off

-

A atravessar um largo jejum de troféus de quatro anos e meio, os encarnados têm ao alcance o 28.º título nacional, mas os portistas só perderam um jogo em casa esta temporada, e por um ponto!

CATARINA DOMINGOS

A Liga Portuguesa arrisca-se bbb hoje (18h00, RTP2 e Porto Canal) a ter o sexto título entregue com varridela em 14 temporadas, caso o Benfica volte a bater o FC Porto no terceiro jogo da final do play-off. Como em 2008/09, 2013/14, 2014/15, 2016/17 e 2017/18, as decisões podem ficar-se pelo 3-0 (ou 4-0 no caso da edição inaugural, cuja final era à melhor de sete), depois de as águias terem ganho os primeiros dois encontros na Luz, por 79-58 e 56-48.

Assim, os encarnados espreitam o 28.º título nacional, o primeiro desde 2017, e também procuram o fim de um já consideráv­el jejum de troféus, pois não celebram desde a Taça Hugo dos Santos de fevereiro de 2018. “Eles vão dar tudo o que têm e nós tudo o que temos. Temos de manter a concentraç­ão, não pensar muito no que pode acontecer se vencermos. Temos de manter a humildade, não entrar em provocaçõe­s, em pequenas coisas que só estragam o espírito do jogo, e sermos coesos a defender. Estamos a defender bem”, pediu, em declaraçõe­s à BTV, o treinador Norberto Alves, que pode ser campeão nacional pela terceira vez, em masculinos.

Sem margem de erro após as duas derrotas, chegando o técnico Moncho López a assumir que “o plano tinha falhado de forma estrondosa” no final do primeiro encontro, o FC Porto agarra-se ao facto de, esta época, só ter perdido uma vez em casa (7071 frente ao Sporting no fim da segunda fase) para ambicionar o prolongame­nto da discussão até à próxima terça-feira. “Sentimos que podíamos ter feito melhor no ataque. Os lançamento­s não caíram e as percentage­ns foram baixas, o que também não ajudou, mas acreditamo­s que, em casa, perante o nosso público, o cesto vai abrir e vamos estar melhor”, prometeu o capitão portista, Miguel Queiroz, aos meios do clube.

“Acreditamo­s que em casa, perante o nosso público, o cesto vai abrir” Miguel Queiroz Jogador do FC Porto

“Não podemos pensar muito no que pode acontecer se vencermos” Norberto Alves Treinador do Benfica

 ?? ?? Miguel Queiroz promete réplica do FC Porto na receção ao Benfica, no terceiro jogo da final do play-off
Miguel Queiroz promete réplica do FC Porto na receção ao Benfica, no terceiro jogo da final do play-off

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal