O Jogo

SARABIA NÃO DEIXA O VIZINHO FUGIR

Golo do ex-Sporting mantém a Roja perto de Portugal na luta pelo primeiro lugar e deixa helvéticos mais focados na sobrevivên­cia entre a elite

- DUARTE TORNESI

Vinda de dois empates bbb nas duas primeiras jornadas do Grupo A2, a Espanha estreou-se ontem a vencer na presente edição da Liga da Nações com um nome bem conhecido dos adeptos portuguese­s a revelar-se decisivo no triunfo frente à Suíça. Indiscutív­el no onze da Roja, Sarabia (ex-Sporting) fez jus ao estatuto de homem de confiança de Luis Enrique e apontou o único golo de uma vitória sofrida por 1-0 que mantém os espanhóis a dois pontos dos vizinhos portuguese­s. Por seu lado, os helvéticos seguem com zero pontos e as possibilid­ades de se apurarem para as “meias” do torneio ficaram ainda mais remotas, com a permanênci­a na Liga A a afigurar-se como o grande obejtivo.

Sob a batuta do prodígio Gavi, autor de mais uma soberba exibição, a Espanha reclamou o domínio do encontro desde o primeiro minuto e não demorou a chegar à vantagem. Na sequência de uma asneira de Akanji, que perdeu a bola à saída da área da Suíça, Marcos Llorente rompeu pela direita e cruzou rasteiro para o interior da área, onde surgiu Sarabia, de carrinho, a encostar a bola para o fundo das redes de Sommer. Apesar da forma fácil como chegou ao golo, a Roja, “traumatiza­da” pelos erros defensivos no empate com a Chéquia (2-2), optou por manter a posse de bola em vez de se lançar para o ataque e o jogo arrastou-se em ritmo “pastoso” até ao intervalo.

Determinad­a a chegar a um resultado que lhe permitisse acalentar as esperanças de avançar à fase seguinte, a Suíça regressou dos balneários com o pé no acelerador, mas só após as entradas de Okafor e Steffen é que a equipa de Murat Yakin conseguiu criar lances de real perigo junto da baliza espanhola. Azpilicuet­a, Diego Llorente, Pau Torres e Jordi Alba foram chegando para as encomendas, mas, nas raras falhas do quarteto, o guarda-redes Unai Simón disse presente e evitou o empate. Já com Seferovic em campo – entrou aos 80’ –, os helvéticos ainda tiveram duas boas oportunida­des, mas os remates do avançado do Benfica e de Sow foram bloqueados pelo muro defensivo espanhol.

No final do jogo, Sarabia realçou a importânci­a dos três pontos. “Fizemos um bom jogo e soubemos sofrer. O importante era ganhar para nos mantermos na luta. Temos a nossa filosofia e estou satisfeito com as exibições que fizemos nestes três jogos”, afirmou o avançado, que jogou cedido pelo PSG ao Sporting em 2021/2022.

 ?? ??
 ?? ?? Sarabia apareceu bem na área e só teve de encostar a bola para as redes helvéticas
Sarabia apareceu bem na área e só teve de encostar a bola para as redes helvéticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal