O Jogo

Estatutos e auditoria com explicaçõe­s

-

bbbPres ente na reunião magna, FranciscoB­eni tez, derrotado por Rui Costa nas eleições de 2021, sublinhou ontem que ,“20 anos depois ”, o clube teve “uma AG à Benfica”. “O facto de agora sermos todos benfiquist­as terá ajudado”, atirou, no Twitter, ele que antes deixara reparos à Direção atual – o abraço a Pinto da Costa foi criticado–nomeadamen­te quantoà revisão estatutári­a eà auditoria forense. Sobre a mudança de estatutos, o vice-presidente Jaime Antunes

esclareceu que “a Direção está a analisar” o documento elaborado pela comissão responsáve­l. “Há questões muito importante­s que merecem ponderação. Logo que o trabalho seja concluído será convocada uma AG. Não é de ânimo leve que fazemos uma alteração de estatutos, que pondera a limitação de mandatos e o reforço da fiscalizaç­ão dos atos da Direção”, afirmou, admitindo que a redução da obrigatori­edade de 25 anos de sócio para 15 para uma candidatur­a àpre si dênciaé hipótese.

O também vice Sílvio Cervan abordou a auditoria forense, lançada após a detenção de Luís Filipe Vieira na Operação Cartão Vermelho. Cervan adiantou que os advogados que lideram o caso “sugeriram que os interesses do Benfica estariam melhor salvaguard­ados se até ao final do processo-crime não fossem divulgados os resultados”. E afirmou: “O Benfica não se constituiu ainda assistente no processo porque os advogados sugeriram que não era o momento antes da conclusão do inquérito.”

Questionad­o pela ligação ao União de Santarém, de onde chegou o avançado José Melro, o vice José Gandarez afirmou: “É falso que seja membro dos órgãos sociais. Empresas minhas são acionistas maioritári­as desse clube. José Melro veio livre, não haverá nenhum pagamento, oU. Santarém prescindiu do pagamento dos mecanismos de compensaçã­o.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal