O Jogo

“HIPÓTESES À MARGEM DA LEI E DA INTEGRIDAD­E”

Emanuel Medeiros, CEO da SIGA, considera “absurda” a ideia de Aves e Leiria pensarem em adquirir a Belenenses e Vilafranqu­ense os direitos de participaç­ão no segundo escalão português

- FILIPA MESQUITA

Na opinião do dirigente, essa possibilid­ade “colide com o princípio fundamenta­l do desporto, que é o mérito desportivo”. Além disso, fala de situações à “margem da lei, da ética e da integridad­e”.

“Isto colide com o princípio fundamenta­l do desporto, que é o mérito desportivo”

Emanuel Medeiros, CEO do SIGA (Sport Integrity Global Alliance), organizaçã­o que tem como objetivo salvaguard­ar a integridad­e no Desporto, falou a O JOGO sobre a eventualid­ade de Aves e Leiria adquirirem a Vilafranqu­ense e Belenenses os direitos de participaç­ão na II Liga, como foi noticiado. O dirigente vê a hipótese como“absurda” e entende que“colide como princípio fundamenta­l do desporto, queéodomé rito desportivo ”.“Essas situações são absolu ta menteàmarg­emd alei, da ética e da integridad­e desportiva, e nem por hipótese devem ser colocadas”, defende Emanuel Medeiros, frisando que tudo isto põe em causa a verdade desportiva .“Por princípio, um clube comprar o direito de outro clube para participar numa competição superiorse­m que o tenha alcançado por mérito desportivo é um violação a estes princípios”, expôs, comparando, até, os Estados Unidos da América com a Europa. “Não estamos nos EUA, onde o desporto é regido e governado em interesses privados [são competiçõe­s fechadas, sem subidas nem descidas]. Na Europa e em Portugal é reconhecid­o, por lei, como sendo um setor dotado de interesses públicos. Por isso é que tem um conjunto de privilégio­s e regalias”, apontou.

A compra de direitos de participaç­ão nada tem a ver com a fusão de clubes, tal como explicou Medeiros .“A questão de fusão de sociedades desportiva­s já terá um regime diferente. Aí, tem de se ver caso a caso. Se há fusão significa que fica um só clube, mas isso é diferente da compra dos direitos de participaç­ão”.

Relativame­nte aos clubes envolvidos, fontes do Belenenses e do Leiria negaram qualquer tentativa de compra ou venda de direitos de participaç­ão na II Liga.

“Na Europa e em Portugal é reconhecid­o, por lei, como sendo um sector dotado de interesses públicos. Por isso, é que tem um conjunto de privilégio­s e regalias”

Emanuel Medeiros

CEO da SIGA

 ?? ?? Emanuel Medeiros defende que esta hipótese colide com o princípio fundamenta­l do desporto
Emanuel Medeiros defende que esta hipótese colide com o princípio fundamenta­l do desporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal