O Jogo

Equador segura a vaga no Catar

FIFA arquivou a queixa do Chile por alegadas irregulari­dades na certidão de nascimento de Castillo Eliminados, os chilenos tentaram abrir caminho para o certame na secretaria, mas o Comité Disciplina­r não encontrou provas de que o defesa tenha nascido na

- DUARTE TORNESI

A federação e os adeptos do Equador puderam ontem respirar de alívio após a FIFA confirmar a vaga do país no Mundial’2022. Através de um comunicado partilhado no site oficial do organismo, o Comité de Disciplina confirmou o arquivamen­to da queixa do Chile sobre alegada irregulari­dades na certidão de nascimento de Byron Castillo, defesa que foi utilizado pelo Equador em oito jogos da caminhada rumo ao Catar. De acordo com a Roja, que terminou a fase de qualificaç­ão fora dos lugares de apuramento e tentou abrir caminho para o certame pela secretaria, o defesa teria apresentad­o documentos falsos a ratificare­m a nacionalid­ade equatorian­a, após anos de dúvidas a apontarem a Colômbia como o seu verdadeiro país de nascimento.

A decisão da FIFA em indeferir a acusação por falta de provas motivou a revolta da federação do Chile, que garantiu estar a preparar um recurso para apresentar junto do Comité de Apelo da FIFA, sendo que ainda ficará em aberto a possibilid­ade de recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). “Aguardamos a fundamenta­ção da decisão para preparar o recurso”, confirmou o presidente

Pablo Milad. Em contraste, Francisco Egas, líder da federação do Equador, garantiu que a justiça desportiva foi respeitada. “Sempre soubemos estar do lado certo”, escreveu o dirigente nas redes sociais, referindo-se à classifica­ção final do apuramento da CONMEBOL: o Equador terminou no quarto lugar à frente de Peru – que ainda vai disputar um play-off com a Austrália –, Colômbia e Chile que, caso a FIFA desse sequência à acusação, galgava três lugares para agarrar uma vaga direta no Catar.

A título de curiosidad­e refira-se que Castillo foi ontem apresentad­o como reforço do León de Renato Paiva, após cinco anos na primeira equipa do Barcelona de Guyaquil, clube onde se formou.

 ?? ?? Byron Castillo: Chile alegava que nasceu na Colômbia
Byron Castillo: Chile alegava que nasceu na Colômbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal