O Jogo

Max aproveita azares alheios

Verstappen ganha GP do Azerbaijão à frente do colega Pérez e marcado pelo abandono dos Ferrari

- MANUEL PÉREZ

Nem nas previsões mais otimistas da Red Bull se antevia uma dobradinha como aquela conseguida ontem, nas ruas de Baku, no oitavo Grande Prémio do ano e com o Mercedes de Russell a fechar o pódio.

Max Verstappen chegou ao quarto triunfo em oito corridas esta época, ao vencer o GP do Azerbaijão, passando a somar 25 vitórias na carreira e igualando os lendários Jim Clark e Niki Lauda. “A má sorte da Ferrari foi a nossa sorte”, reconheceu o neerlandês, que herdou a liderança da prova à 19.ª volta, quando o Ferrari de Charles Leclerc começou a reduzir a velocidade, largando fumo e acabando por sofrer uma quebra na unidade de potência. Foi a segunda vez, nos três últimos GP, que o monegasco foi forçado a desistir quando estava na frente, tal como sucedera com os problemas no turbo, na Catalunha, antes de ser vítima da atrapalhad­a estratégia no Mónaco.

À entrada da 10.ª volta, a Scuderia já sofrera o primeiro grande golpe, com o abandono de Carlos Sainz, devido a problema hidráulico; sem os rivais em pista, coube a Verstappen e Sergio Pérez controlare­m, a grande distância, os intrusos Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton.

Foi a quinta vitória da temporada para Max e sexta para a Red Bull, estando a Ferrari sem vencer há dois meses, numa situação preocupant­e a todos os níveis, mas acima de tudo no Mundial de pilotos. Após o terceiro GP (Austrália), Max estava 34 pontos atrás de Leclerc; volvidas cinco provas, verifica-se o contrário (34 de vantagem) e tendo agora Pérez em segundo. 1.º Max Verstappen 2.º Sergio Pérez 3.º George Russell 4.º Lewis Hamilton 5.º Pierre Gasly 6.º Sebastian Vettel 7.º Fernando Alonso 8.º Daniel Ricciardo 9.º Lando Norris 10.º Esteban Ocon 1.º Max Verstappen 2.º Sergio Pérez 3.º Charles Leclerc 4.º George Russell 5.º Carlos Sainz 6.º Lewis Hamilton 1.º Red Bull Racing 2.º Ferrari 3.º Mercedes 4.º McLaren-Mercedes

 ?? ?? Max Verstappen herdou o comando à 19.ª volta
Max Verstappen herdou o comando à 19.ª volta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal