O Jogo

Da Costa e Chaves ganham em Le Mans

Toyota somou quinto triunfo na geral das famosas 24 Horas e pela primeira vez houve dois portuguese­s a vencer nas restantes categorias

- CARLOS FLÓRIDO

Como se esperava, a Toyota dominou uma 90.ª edição muito calma e fez nova dobradinha. Já os triunfos de Félix da Costa (LMP2) e Henrique Chaves em duas das quatro categorias são históricos para Portugal.

António Félix da Costa, num Oreca da Jota Sport que dominou a categoria dos LMP2 e foi quinto da geral, e Henrique Chaves, que se estreava e foi primeiro nos GTEAm, venceram pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans, juntando-se numa lista muito restrita a Pedro Lamy (primeiro nos GTE-Am em 2012) e Filipe Albuquerqu­e (triunfou nos LMP2 em 2020). Foi uma inédita festa portuguesa a duplicar numa 90.ª edição que apenas teve uma entrada do safety car em pista e contou com 53 carros no final. A Toyota, sem rivais à altura, dominou de início a fim.

Com o Hypercar número 8 a superar o Toyota #7 por dois minutos, o suíço Sébastien Buemi entrou no grupo dos que possuem quatro triunfos (OlivierGen­debien,HenriPesca­rolo e Yannick Dalmas), ficando apenas cinco pilotos à sua frente, numa lista liderada por Tom Kristensen, com nove vitórias. O neozelandê­s Brendon Hartley venceu pela terO ceira vez e Ryo Hirakawa estreou-se, sendo o quinto japonês a conquistar Le Mans.

Nos LMP2, António Félix da Costa começou a desenhar o seu triunfo na primeira hora, ao assumir a liderança e construir uma vantagem que nunca mais perdeu, em equipa com Will Stevens e Roberto Gonzalez. “Vencer as 24 horas de Le Mans era um sonho de criança. Já tínhamos estado próximos, mas finalmente trago esta vitória tão importante”, disse o pilotodaJo­taSport,lembrando que a equipa “não cometeu um único erro”. Da Costa fora segundo em 2020, atrás de Filipe Albuquerqu­e, que este ano viu o seu carro ser empurrado para fora logo na primeira curva, nunca mais recuperand­o.

Diferente foi a prova de Henrique Chaves. A sua equipa, TF Sport, já tinha ganho os GTEAm em 2020 com o Aston Martin, mas desta vez partiu do 19.º lugar e foi recuperand­o até ao triunfo. “Foi um esforço extraordin­ário da parte da equipa e uma estreia de sonho para mim”, comentou o piloto de Torres Vedras, que aos 25 anos era estreante em Le Mans. 1.º Sebastien Buemi/B. Hartley/Ryo Hirakawa 2.º Mike Conway/K. Kobayashi/JM Lopez 3.º Ryan Briscoe/F. Mailleux/R. Westbrook 4.º Pipo Derani/Romain Dumas/Olivier Pla 5.º A. Félix Costa/R. Gonzalez/W. Stevens 14.º Filipe Albuquerqu­e/P. Hanson/W. Owen 34.º B. Keating/Henrique Chaves/M. Sorensen

“Vencer as 24 horas de Le Mans era um sonho de criança. Não tenho palavras” António Félix da Costa Jota Sport, vencedor em LMP2

Toyota Hypercar Toyota Hypercar Glickenhau­s Hypercar Glickenhau­s Hypercar Jota Oreca (1.º LMP2) United Oreca (10.º LMP2) Aston Martin (1.º GTE Am)

 ?? ?? Os carros da Jota terminam as 24 Horas de Le Mans sob as bandeiras da festa Toyota
Os carros da Jota terminam as 24 Horas de Le Mans sob as bandeiras da festa Toyota

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal