O Jogo

Renovar com Uribe será bico-de-obra

GESTÃO Colombiano está a poucos dias de entrar no último ano de contrato com o FC Porto, mas já é um dos mais bem pagos do plantel

-

SAD precisa de baixar os encargos com o pessoal pelo que será complicado apresentar uma proposta tentadora ao colombiano. Solução usada com Otávio elevado prémio de assinatura - pode repetir-se.

CARLOS GOUVEIA

Peça fundamenta­l no ●●● xadrez de Sérgio Conceição, que raramente abdicou dele, Uribe está a poucos dias de entrar no último ano de contrato com o FC Porto. Evitar que se repita uma saída a custo zero, como nos casos de Brahimi, Herrera ou, agora, Mbemba, é uma das preocupaçõ­es da SAD azul e branca. Renovar o contrato do colombiano é um objetivo que se vislumbra complicado de alcançar por causa dos valores envolvidos. Neste momento, Matheus já é um dos jogadores mais bem pagos do plantel portista, com um salário anual que supera os dois milhões de euros, o que deixa o FC Porto numa posição algo fragilizad­a. A ordem é cortar nos gastos com o pessoal, ou seja, tentar baixar a carga salarial e não aumentar - a saída de Sérgio Oliveira encaixa neste pressupost­o, por exemplo -, o que torna muito complicado que a SAD consiga colocar em cima da mesa uma proposta de renovação suficiente­mente atrativa. A solução poderá passar por um prémio de assinatura que até permitiria poupar em impostos. Esse recurso, por exemplo, foi usado com Otávio. Há, contudo, uma enorme diferença: dada a idade do colombiano, as perspetiva­s de uma futura venda que permitisse recuperar esse investimen­to são reduzidas.

Uribe, que aproveitou estas férias para assinar pelo clube dos casados, tem 31 anos e naturais ambições de assinar um novo contrato melhorado e que seja também relativame­nte duradouro. O FC Porto não recebeu propostas neste defeso, nem terá interesse em negociar o jogador, apesar desta situação contratual, visto que Sérgio Conceição já perdeu Fábio Vieira e a venda de Vitinha está iminente. Uribe regressa para a semana, de forma a começar a pré-temporada no Olival e é natural que a SAD abra, nessa altura, um processo negocial para perceber até que ponto será possível segurar o colombiano no Dragão para lá de 2022/23. Uma coisa é certa, renovando ou não, Sérgio Conceição irá contar com Matheus até ao último dia, como fez com Mbemba, que foi “apenas” o jogador mais utilizado esta época mesmo estando de saída anunciada.

Uribe gosta de estar no FC Porto e de viver em Portugal e até estará disposto a baixar um poucos as suas exigências, resta saber se para um patamar que seja comportáve­l para o clube. Recentemen­te, o médio terá deixado o seu antigo agente, Oskar Olsen, para assumir ele próprio a gestão da sua carreira. No fundo, o FC Porto tem até ao final deste ano para resolver este “problema”. Depois, Uribe poderá assinar um précontrat­o com outra equipa.

 ?? ?? O administra­dor da SAD, Vítor Baía, tira uma “selfie” com Uribe
O administra­dor da SAD, Vítor Baía, tira uma “selfie” com Uribe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal