O Jogo

O DESAFIO DO VETERANO

OTÁVIO O camisola 25 apresenta-se amanhã com os outros internacio­nais está de olho numa marca de longevidad­e no FC Porto do século XXI: só dois completara­m sete épocas consecutiv­as

-

Nas redes sociais, Pepê e Toni Martínez pediram o regresso do “Baixinho” ao Olival. Se o mercado não pregar nenhuma partida, o internacio­nal português pode igualar o registo de Pedro Emanuel.

FRANCISCO SEBE

Está em marcha a contagem ●●● decrescent­e para o regresso dos internacio­nais do FC Porto ao Olival, previsto para amanhã de manhã, antes da partida para o estágio no Algarve. Sérgio Conceição voltará a contar com nomes de peso, entre eles Otávio, que arranca para 2022/23 com um recorde de longevidad­e em ponto de mira. Se terminar a nova época de azul e branco, o camisola 25 será apenas o segundo jogador de campo a completar sete temporadas consecutiv­as no Dragão no século XXI [ver tabela], depois de Pedro Emanuel, que represento­u os azuis e brancos entre 2002 e 2009.

Porém, para que o “veterano” do atual plantel possa igualar o histórico central, será necessário que o mercado não “roube” Otávio ao FC Porto. Não é segredo que Sérgio Conceição vê o internacio­nal português como peça fundamenta­l para o ataque à nova temporada, pelo que, nesta altura, só uma oferta irrecusáve­l levaria a SAD a abrir mão do médio. Se o cenário da continuida­de se confirmar, Otávio entrará, então, no sétimo ano seguido de dragão ao peito, num trajeto que ficou marcado pela evolução registada a partir do momento em que Conceição assumiu o leme. Corona, que deixou a Invicta em janeiro último, chegou às seis épocas e meia, tal como Maicon, entre 2009 e 2016. Salvo algum imprevisto, o “Baixinho” deixará para trás nomes como Fernando, Raul Meireles e Herrera, aproximand­o-se do topo de um lote de casos cada vez mais raros no futebol atual. Contabiliz­ando guarda-redes, Helton é o líder destacado na longevidad­e ao serviço do FC Porto desde 2000, com 11 temporadas. Vítor Baía cumpriu oito e meia, mas iniciou o trajeto ainda no século XX.

Quanto a Otávio, os próprios companheir­os de equipa já anseiam pelo retorno do luso-brasileiro ao Olival. No Instagram, Pepê escreveu que “já está na hora de treinar”. Toni Martínez também atirou: “Já chega, baixinho.” A resposta foi taxativa: “Calma bebé, estou a chegar”, atirou o 25, em tom de boa disposição.

Otávio fixou-se no FC Porto em 2016/17, após uma cedência de ano e meio ao V. Guimarães. Depois, passou a indiscutív­el.

 ?? ?? Otávio já está em Portugal após uma passagem pelo Brasil, onde celebrou o casamento com Diandra Machado
Otávio já está em Portugal após uma passagem pelo Brasil, onde celebrou o casamento com Diandra Machado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal