O Jogo

Luz sobre o futuro ao som de Varela

Os desafios a superar na nova temporada passam pelo ataque, onde Nélson Luz dá esperança. Na baliza mora o capitão

-

O amanhecer em Melgaço, casa do Vitória nos próximos dias, ofereceu uma frescura breve, que Pepa tratou de diluir num longo treino. No final, sobrou a voz de Bruno Varela, o líder depois de Rochinha.

MÓNICA SANTOS

Ver o Vitória de Guimarães estender-se no relvado com bola remete para os desafios que esperam a equipa técnica liderada por Pepa, nas próximas semanas. Do primeiro treino em Melgaço ficaram boas impressões, desde a liderança de Bruno Varela à esperança de que esta seja a época de Nélson da Luz.

O dia prometia calor, mas Melgaço reservou um amanhecer fresquinho para receber o plantel que, nos próximos dias, tem casa no Alto Minho, berço do Alvarinho e outras delícias que a agenda dos treinos bidiários torna miragens. Quase duas horas de treino com a temperatur­a a subir sem pedir licença diluíram a frescura num silêncio estafado a que resistiu o ânimo de Bruno Varela. O guarda-redes emerge como capitão natural, até nos momentos em que se trata de dar alento com uma brincadeir­a, quando Pepa já espremeu toda a energia - a este ainda lhe sobrou para fazer abdominais, enquanto os jogadores tentavam sobreviver à prancha -, e ainda há outro treino prometido para o final da tarde. Quando a bola rola, Varela é aquele que o Vitória tem mostrado no auge da maturidade, decisivo, farol de um onze que tem agora um central com experiênci­a para ajudar os demais a crescer - o internacio­nal venezuelan­o Mikel Villanueva promete ser esse pilar - e procura agora uma nova referência no ataque já sem Oscar Estupiñán e agora também definitiva­mente sem Rochinha, cuja saída para Alvalade abre espaço a Nélson da Luz. O extremo angolano deu sinais promissore­s, na época passada - três golos em 12 jogos com Pepa e um na outra dúzia com os bês - e no arranque deste estágio voltou a lembrar o potencial que ali mora. Pepa tem até dia 21 para inventar um onze para a UEFA.

Força Tomás Händel a ver treinar

A recuperaçã­o da cirurgia para corrigir uma lesão muscular ainda não deixa Tomás Händel pisar o relvado, mas nem por isso o médio ficou para trás. É o futuro do meio-campo e do balneário, indispensá­vel em Melgaço.

 ?? ??
 ?? ?? Instalada a cerca de hora e meia de Guimarães, a equipa do Vitória tem encontro marcado com a curiosidad­e dos adeptos, amanhã, no jogo com o Trofense da Liga SABSEG.
Instalada a cerca de hora e meia de Guimarães, a equipa do Vitória tem encontro marcado com a curiosidad­e dos adeptos, amanhã, no jogo com o Trofense da Liga SABSEG.
 ?? ?? Nélson da Luz, de quem muito se espera, numa fase animada do treino
Nélson da Luz, de quem muito se espera, numa fase animada do treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal