O Jogo

“Será um Europeu de transforma­ção”

- Treinadora com passagem pelo Valadares Gaia

1

—A Seleção compete pela segunda vez no Europeu, depois da presença em 2017. Há quem acredite que o primeiro jogo pode ditar aquilo o que vai ser a prestação da equipa nesta fase de grupos e a verdade é que Portugal se encontra num grupo de gigantes adormecido­s. Os Países Baixos baixaram muito o rendimento após a mudança de treinador, a Suécia já não é a seleção importante de há alguns anos e somar pontos com a Suíça, a abrir o Euro pode dar esperança. Porém, acho difícil a passagem à fase seguinte, mesmo com boas exibições frente aos Países Baixos e Suécia.

O espera da participaç­ão da Seleção Nacional? 2

Qual a principal favorita à vitória?

—Será um Europeu surpreende­nte. O futebol feminino está a crescer a olhos vistos na Europa e as ligas começam a ter mais competitiv­idade, o que gera melhores jogadoras e mais visibilida­de. Espanha apresentar-se-á com uma equipa que nos últimos anos tem crescido muito em termos táticos e com um número elevado de jogadoras que representa um Barcelona avassalado­r nas últimas duas épocas. Inglaterra tem neste momento a liga mais competitiv­a da Europa, o que poderá resultar em bons resultados para as ‘lionesses’. Os Países Baixos, Dinamarca e Noruega são seleções com experiênci­a e potencial para fazer um Europeu estável. Diria que há um lote alargado de candidatas e não se pode apontar uma seleção que parta demasiado à frente de outras.

3 Que impacto pode ter o Europeu no cresciment­o e valorizaçã­o da modalidade?

—Este é um dos europeus de transforma­ção do futebol feminino, algo que se confirma se pensarmos que os bilhetes para a final esgotaram em menos de uma hora. O facto de ser realizado num país que respira futebol também ajuda a dar visibilida­de em termos mundiais. Será, quase de certeza, um Europeu com muito recordes, sejam eles em termos financeiro­s, imagem ou lotações de estádios. O momento de valorizaçã­o que se vive deve ser agarrado e aproveitad­o para se apostar mais e melhor.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal