O Jogo

“VAMOS USAR O NOSSO COLETIVO PARA VENCER”

Carole Costa, já a pensar no jogo de estreia, no sábado, admite que Portugal vai enfrentar dificuldad­es para contornar a Suíça, mas acredita que a união do grupo fará a diferença

- FILIPA MESQUITA

A defesa do Benfica, considerad­a pela FPF como a melhor jogadora da Liga BPI, admite que é uma central que gosta de “marcar golos” e mostra-se feliz com a confiança dada pelo selecionad­or.

Cinco anos depois, a Seleção Nacional volta a estar na elite do futebol feminino ao marcar presença no Campeonato da Europa de Inglaterra. Inserida no grupo C, o primeiro adversário da equipa portuguesa­éa congénere da Suíça, no próximo sábado, às 17h00 [RTP 1]. Um encontro que a central Carole Costa perspetiva como “difícil”. “A Suíça tem jogadoras que atuam em ligas muito competitiv­as, como Alemanha, Espanha, Inglaterra ena própria Suíça, no Zurique. São jogado rasque têm muita qualidade, mas nós vamos usar o nosso coletivo para conseguir vencer”, analisa a defesa, que no passado, quando disputou o campeonato alemão, partilhou o balneário com a guarda-redes Gaëlle Thalmann e a defesa-central Rachel Rinast.

O percurso de Carole Costa - que se estreou de quinas ao peito em 2006 -, concede-lhe o estatuto de uma das jogadoras mais experiente­s da Seleção, sendo, aliás, a terceira com mais internacio­nalizações (141), atrás, apenas, de Carla Couto (145) e Ana Borges (143). Na fase de qualificaç­ão para o Europeu foi titular indiscutív­el e, agora, o objetivo passa por ser uma das escolhidas de Francisco Neto. “É sempre bom sentir a confiança da equipa técnica. Claro que é uma responsabi­lidade enorme ter este símbolo que trazemos ao peito”, frisa a defesa do Benfica, deixando uma promessa: “Vou continuar e dar o meu melhor. Sou uma defesa que gosta de marcar golos”.

Na temporada 2021/2022, Carole venceu a Liga BPI pelo Benfica e ainda foi condecorad­a, pela Federação Portuguesa de Futebol, com o prémio de melhor jogadora do campeonato. “Foi uma época difícil, aliás como todas. A nossa liga está cada vez mais competitiv­a. Mas fico muito contente pela distinção. Acho que o prémio ficava bem entregue a qualquer jogadora do Benfica. Fico muito contente por tudo o que está a acontecer na minha vida”, enaltece.

“É uma responsabi­lidade enorme ter este símbolo ao peito”

Carole Costa Defesa-central da Seleção Nacional

 ?? ?? Depois de uma época muito positiva no Benfica, Carole Costa é uma das armas de Portugal para o Europeu
Depois de uma época muito positiva no Benfica, Carole Costa é uma das armas de Portugal para o Europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal