O Jogo

“Caminhada rumo à média europeia”

Diretor desportivo do Comité Olímpico indicou quais os passos a seguir com vista aos Jogos Olímpicos, depois do êxito em Oran

-

Uma Missão maior em Paris’2024 é um dos desejos do responsáve­l do COP, que ambiciona colocar Portugal na casa das sete medalhas olímpicas por edição, ainda que leve uma ou duas décadas.

Sabendo do “valor da Missão” antes de rumar a Oran, Pedro Roque, diretor desportivo do Comité Olímpico de Portugal, defendeu que os atletas nacionais obtiveram “classifica­ções muito boas”, lembrando não só os medalhados, como também os 10 quartos lugares e 17 quintos alcançados, num evento que foi “de nível elevado”. O responsáve­l particular­izou o atletismo e a natação, para lembrar que foram estabeleci­dos cinco recordes nacionais, 11 melhores marcas pessoais e 20 melhores marcas do ano, destacando a natação, que “veio na máxima força e encarou a competição com muita seriedade”.

Elegendo a equipa feminina de andebol como uma das surpresas, “pelo rendimento das jovens”, Roque sublinhou ainda a quantidade atletas promissore­s “a obter resultados de excelência”. “O Diogo Ribeiro tem 17 anos, a Camila Rebelo 19, a Maria Inês Barros e a Daniela Campos 20. O futuro do desporto português está aqui”, vincou, desejando que esta participaç­ão se traduza no cresciment­o da Missão para Paris’2024.

“Temos muitas expectativ­as de que possamos continuar a ter modalidade­s coletivas, mas também queremos alargar o leque em termos de eventos de medalha”, afirmou, indicando o rumo. “Temos de caminhar para a média europeia. Está fixada em nove medalhas por edição. Em países entre cinco e 12 milhões, é de 7,5 medalhas. Há um longo caminho, Paris é provável que ainda seja cedo, mas temos de andar nesse sentido. É porventura um caminho de uma ou duas décadas, mas temos de o fazer e acreditar que é possível, porque Portugal tem condições para ter nível desportivo muito elevado”, finalizou Pedro Roque. O recorde de pódios nacionais em Jogos Olímpicos foi batido em Tóquio, com quatro medalhas.

 ?? ?? Liliana Cá festeja com uma selfie junto ao público num estádio que encheu sempre
Liliana Cá festeja com uma selfie junto ao público num estádio que encheu sempre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal