O Jogo

ESTA TAÇA DOS LIBERTA DORES É UM MUNDO LUSO-BRASILEIRO

AMÉRICA DO SUL Vítor Pereira, Abel Ferreira e Pedro Caixinha: três treinadore­s portuguese­s nos quartos de final é registo de monta

-

Na Taça dos Libertador­es nunca tinha havido três treinadore­s portuguese­s nos “quartos” e, a nível continenta­l, só há paralelo na Liga Europa de 2010/11, com Villas-Boas, Domingos e Jorge Jesus.

RODRIGO CORTEZ

A Taça dos Libertador­es ●●● terá três treinadore­s portuguese­s nos quartos de final: depois de Vítor Pereira ter carimbado o apuramento do Corinthian­s na terça-feira, na madrugada de ontem foi a vez de Abel Ferreira (Palmeiras) e Pedro Caixinha (Talleres) conseguire­m a qualificaç­ão.

Um registo histórico no que diz respeito a presenças de treinadore­s lusos numa fase tão adiantada de uma prova continenta­l, uma vez que só por uma vez tal tinha ocorrido, quando André Villas-Boas (FC Porto), Domingos Paciência (Braga) e Jorge Jesus (Benfica) chegaram aos “quartos” da Liga Europa de 2010/11.

Para o português Tony da Silva, que foi recentemen­te adjunto de António Conceição na seleção dos Camarões, esta proeza é fruto de “um visível aumento de qualidade na formação” dos treinadore­s portuguese­s. “E também estamos a colher frutos do que foi feito no passado, desde José Maria Pedroto, passando por José Mourinho, mas também por grandes treinadore­s estrangeir­os que estiveram em Portugal, como Bobby Robson ou Sven-Goran Eriksson, que na altura trouxeram outra dimensão ao nosso futebol”, acrescento­u um técnico que tem estado a dar cursos da UEFA em vários clubes europeus, como Lyon, PSG ou Celta. “Nas formações que tenho dado sinto que os treinadore­s portuguese­s são atualmente muito valorizado­s”, afirma, destacando como qualidades principais “uma grande capacidade de adaptação e, por outro lado, de ultrapassa­r barreiras. O treinador português não tem problemas perante as dificuldad­es”, afirma Tony da Silva a O JOGO.

Abel não gostou da desvaloriz­ação do feito

E se, na terça-feira, o apuramento de Vítor Pereira tinha sido arrancado a ferros, conseguido apenas no desempate por grandes penalidade­s, Abel Ferreira teve na madrugada de ontem mais um passeio frente ao Cerro Porteño, com um 5-0 em São Paulo depois do 3-0 no Paraguai.

Rony brilhou em quantidade e em qualidade, pois um dos dois golos que apontou foi num perfeito pontapé de bicicleta. Breno Lopes, Gustavo Gómez e Samudio (autogolo) também marcaram por uma equipa que, agora, vai defrontar o Atlético Mineiro, num dos dois confrontos cem por cento brasileiro­s dos quartos de final.

Sobre o agregado de 8-0 obtido contra o Cerro, Abel Ferreira comentou: “Parece que os adversário­s são fáceis, né?! Quando jogam contra nós, todos os adversário­s são fracos. Na fase de grupos, tudo fraco. Adversário­s fracos... Não é assim. É tudo fruto do nosso trabalho.”

O outro opõe o Corinthian­s (de Vítor Pereira) ao Flamengo (agora treinado por Dorival Júnior, sucessor de Paulo Sousa), que goleou o Tolima por 7-1 graças a um póquer de Pedro e restantes golos de Gabigol, Matheus França e Quiñones (própria baliza). Mas também o Fortaleza é outra equipa brasileira que pode alcançar a próxima fase, com o Athletico Paranaense no caminho, o que se confirmari­a como registo histórico: este emblema do estado do Ceará jogou nesta última madrugada (já após a hora de fecho desta edição) em La Plata frente ao Estudiante­s, depois do 1-1 registado no Brasil. Até hoje, o máximo de clubes brasileiro­s nos quartos de final da Libertador­es foi na época passada, com cinco, tal como os que ontem já tinham sido garantidos nesta edição.

O outro duelo em questão é totalmente argentino, com o Vélez Sarsfield (tinha eliminado o River Plate), a medir forças frente ao Talleres de Córdoba, emblema treinado pelo também português Pedro Caixinha. Esta equipa tinha empatado 1-1 na primeira mão com o Colón, vencendo agora em casa do adversário por 2-0.

“Treinadore­s portuguese­s têm capacidade de adaptação, gostam de ultrapassa­r barreiras e não têm problemas perante as dificuldad­es” Tony da Silva Treinador

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal