O Jogo

“Meia-final em Paris e sonhar com um pódio”

Diogo Ribeiro é o talento que a natação portuguesa sempre procurou, provou saber lidar com a pressão em Oran e, aos 17 anos, tem metas ambiciosas para o seu futuro

- ●●● CATARINA DOMINGOS

É natural de Coimbra, mas vive no CAR do Jamor e representa o Benfica. Ainda não tem o hábito de dar entrevista­s, mas ganhou o de bater recordes. Já pensa nos Jogos Olímpicos de Paris’2024.

Diogo Ribeiro promete ser on talento que a natação portuguesa sempre procurou. Foi o primeiro da modalidade a festejar o ouro nos Jogos do Mediterrân­eo, ganhou ainda uma prata, mas o que mais impression­a, para quem tem 17 anos, são os sucessivos recordes nacionais, alguns deles históricos. Tem dois na mariposa (50 e 100 metros), um deles deixando-o a 57 centésimos da últimameia-finalolímp­ica,eum impression­ante nos 100 livres (48,72s), que o coloca a 28 centésimos das “meias” olímpicas. Essa é a sua meta já para Paris’2024, podendo pensar depois no segundo que lhe falta para as finais, ou no segundo e meio a que dista dos pódios.

Como foi a experiênci­a nos Jogos do Mediterrân­eo?

—Foramprova­sbastanteb­oas. Houve algumas que não estava à espera de fazer tão bem e outras que estava à espera de fazer melhor. Não ia a pensar nas medalhas, por isso fiquei super contente ao ficar com duas.

Sendo tão novo, tem ideia de quanto mais pode evoluir?

—Tenho 17 anos. Se calhar, trabalho como se já tivesse mais. No entanto, sendo novo, posso evoluir bastante. Mas estou focado no agora. Para mim, é como se a idade não contasse.

Incomoda receber cada vez mais atenções?

—Temos de aprender a lidar com isso. Pouco a pouco estou a conseguir. Os seus recordes deixamno perto da meia-final

olímpica tanto dos 100 livres como dos 100 mariposa e a um segundo das final. Tem noção dessas diferenças e podem ser superadas?

—Trabalhamo­s precisamen­te para os Jogos Olímpicos, que sãoaprovam­aisimporta­nteda natação. Todas as semanas vemosondeé­queestamos­eonde é que queremos chegar. Gostava de nadar meias-finais ou finais, talvez um dia sonhar com um pódio. E sim, sinto que vou tentar chegar a uma meia-final olímpicano­spróximos Jogos, isto se me apurar. Qual é o seu estilo preferido, livres ou mariposa? —Nãoconsigo­dizer. Às vezes prefiro mais um, outras vezes mais outro.

“Trabalhamo­s para os Jogos Olímpicos. E sim, sinto que vou tentar chegar a uma meiafinal olímpica nos próximos Jogos” Único: Diogo Ribeiro tem 17 anos e arrasouos recordes de 100 livres, 50 e 100 mariposa

 ?? ??
 ?? ?? Enviada especial em Oran [Argélia]
Enviada especial em Oran [Argélia]

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal