O Jogo

Catar’22 mais atento a comoções cerebrais

O Mundial - a realizar em novembro e dezembro - terá um inovador centro de diagnóstic­o e reabilitaç­ão para traumas específico­s na cabeça Suspeitar e proteger é o princípio observado pela FIFA, que disponibil­izará às seleções que irão ao Mundial para assis

-

O Mundial’2022 de futebol, no Qatar, será o primeiro a ter um serviço independen­te de diagnóstic­o e reabilitaç­ão para comoções cerebrais, revelou a FIFA num seminário que organizou e ao qual assistiram os médicos das seleções participan­tes. Este sistema, baseado no princípio de suspeitar e proteger, proporcion­ará uma avaliação assente em dados de qualquer jogador que tenha sofrido um traumatism­o crâneoence­fálico e contém recomendaç­ões para o regresso à atividade desportiva feitas por especialis­tas neste tipo de lesões.

A FIFA recordou que o Internatio­nal Board (IFAB), por sugestão sua, aprovou a medida que permite às equipas operar uma substituiç­ão adicional por jogo devido a uma comoção cerebral por parte de um jogador, independen­temente do número de alterações feitas até esse momento. O organismo realçou, também, entre as novas medidas tomadas para este Mundial, a introdução de uma sucessão de imagens instantâne­as que permitirão aos médicos das seleções observar como é que uma lesão ocorreu, além da criação da figura do coordenado­r médico da FIFA, a quem competirá avaliar a possibilid­ade da existência de uma lesão grave.

O seminário, orientado pelo doutor Andrew Massey, diretor do departamen­to de medicina da FIFA, e que decorre no país organizado­r do próximo Campeonato do Mundo, inclui um curso de medicina de urgência para competiçõe­s daquele organismo e uma apresentaç­ão de todos os serviços médicos que estarão disponívei­s durante o Mundial.

Os participan­tes no seminário visitaram as instalaçõe­s que estarão operaciona­is no Qatar, sendo que todas as sedes do Mundial disporão de instalaçõe­s e equipament­o médico padrão para facilitar o seu uso por parte dos médicos das seleções.

Os médicos das federações receberam os novos ‘kits’ de urgência, que incluem um desfibrilh­ador externo automático e material necessário para enfrentar qualquer situação que requeira um suporte básico avançado.*

 ?? ?? O Catar já está engalanado com as artes relacionad­as com o Mundial’22
O Catar já está engalanado com as artes relacionad­as com o Mundial’22

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal