O Jogo

ARMAMAR PARA SER RECORDADA

Segunda etapa do Grande Prémio Douro Internacio­nal começa e termina na vila duriense

-

Etapa de sexta-feira será uma conjugação rara de beleza e dureza. Os 122,6 km começam por subir em direção a Vila Real, passeiam junto ao rio e fecham com uma escalada de primeira categoria.

JOANA SILVA

Cumprido o primeiro dia no concelho de Tabuaço, o Grande Prémio Douro Internacio­nal muda-se para Armamar, na sexta-feira, onde irá decorrer a segunda etapa, tendo 122,6 quilómetro­s com partida e chegada na Praça da República. Com um início de sobe e desce em direção a Vila Real e Sabrosa, o pelotão desce depois para o Pinhão e deliciase com a viagem pela N222 – já eleita a mais bonita estrada do mundo – até trocar as lindas paisagens do rio pela subida de primeira categoria até à meta, em Armamar.

Já com alguma tradição no acolhiment­o de provas nacionais de ciclismo, como Douro Granfondo, Volta a Portugal, Volta ao Douro ou a primeira edição do Grande Prémio do Douro Internacio­nal, o município não teve dúvidas quando surgiu a possibilid­ade de repetir a experiênci­a. “Aceitar o desafio deste Grande Prémio surge, na minha perspetiva, com a maior das naturalida­des. Seriaimpen­sável recusares te envolvimen­to ”, disse o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Fonseca, defendendo a internacio­nalização da prova. “Sendo internacio­nal, deve alargar-se à vizinha Espanha. Precisamos de trabalhar em conjunto para mostrar que, longe dos grandes centros urbanos, também se pode viver bem, investir e transforma­r sonhos em projetos vencedores”, afirmou.

Com uma forte presença do ciclismo, tendo alguns praticante­s a nível competitiv­o, o concelho procura dar resposta às necessidad­es dos armamarens­es no que à prática do desporto diz respeito. “Recentemen­te, criámos um parque ao ar livre, dotado de equipament­os para diversos exercícios de cardiofitn­ess, especialme­nte vocacionad­o para o público sénior. Temos um complexo de piscinas cobertas e descoberta­s e ginásio, recintos polidespor­tivos em boa parte das freguesias. Vamos começar muito em breve a construção de umque servirá simultanea­mente as escolas durante o horário das aulas e os nossos clubes fora dessa mancha horária”, contou João Paulo Fonseca.

Admitindo que não gosta de destacar um proje toem detrimento de outros, Fonseca falou do Centro de Marcha e Corrida de Armamar, um adas iniciativa­s de maior sucesso do município, cujo objetivo principal é promover a prática da marcha e da corrida, procurando incutir estilos de vida mais saudáveis: “Foi implementa­do em 2017, em articulaçã­o com a Federação Portuguesa de Atletismo e o InstitutoD­esporto e Juventude, e foi um projeto muito importante .”

“Continuamo­s empenhados em proporcion­ar os meios necessário­s para alimentar esta cultura, que já existe em Armamar, da prática desportiva como forma de manter uma vida saudável”, concluiu João Paulo Fonseca.

“Seria impensável recusar este envolvimen­to no Grande Prémio” João Paulo Fonseca Presidente da Câmara Municipal de Armamar

 ?? ?? Armamar é uma vila no Douro do distrito de Viseu
Armamar é uma vila no Douro do distrito de Viseu
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal