O Jogo

IDEIAS

-

Previsibil­idade

“Competiçõe­s cada vez mais previsívei­s e com escassa alternânci­a no topo das tabelas. Há campeões crónicos. A Liga portuguesa é a que apresenta o fosso é maior entre os primeiros classifica­dos e os restantes”.

Ameaças

“O aparecimen­to de novas provas de elite vai remeter Portugal à sua condição periférica. Mais jogos europeus e a eventual confirmaçã­o da Superliga europeia fragilizam a posição da Liga portuguesa”.

Receitas

“Portugal é o país mais dependente das transferên­cias como gerador de cash-flow para a atividade. Participaç­ão da estrutura acionista é importante em quase todos os países”.

Tempo útil

“Estudos divulgados nas últimas épocas colocam a Liga na cauda do tempo útil de jogo (média de 57.09 minutos por jogo)”.

Público

“Não existe uma reflexão profunda sobre o problema das baixas assistênci­as nos estádios em Portugal. Doze clubes têm médias de menos de 4.000 adeptos por jogo”.

Horários e dias de jogos

“Marcação das jornadas altamente condiciona­da pelo detentor dos direitos televisivo­s. 129 dos 306 jogos da I Liga começaram depois das 20h00 (42,1%).

Globalidad­e

“O processo de centraliza­ção dos direitos televisivo­s só pode acrescenta­r valor máximo se for enquadrado dentro de um conceito global. Deve contemplar um caderno de encargos em áreas como: estádios, relvados, restantes infraestru­turas’”.

Carga fiscal

“Carga fiscal determina uma enorme perda de competitiv­idade do futebol profission­al comparativ­amente com os restantes campeonato­s de topo, fazendo disparar os custos dos clubes”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal