O Jogo

“Carmo? No máximo fica um ano no FC Porto”

// Jesús Díaz foi apresentad­o nos bês com a bênção do irmão // Pinto da Costa: “Vivemos para ganhar títulos a sério”

-

CARVALHAL treinou o central no Braga e aposta que não vai escapar aos tubarões muito tempo

“COM O PÉ ESQUERDO, A ALTURA E A RELAÇÃO COM A BOLA QUE TEM, É UMA AVE RARA”

“TODOS OS GRANDES CLUBES PROCURAM CENTRAIS COM ESTAS QUALIDADES”

Carlos Carvalhal não tem dúvidas: o FC Porto acertou em cheio na contrataçã­o de David Carmo. O antigo treinador do Braga acredita, inclusive, que o central vai estar apenas um ano no Dragão.

MANUEL CASACA

Carlos Carvalhal trabalhou com David Carmo no Braga nas últimas duas épocas e aceitou o repto de O JOGO para falar pormenoriz­adamente das caracterís­ticas do defesa-central. Diretament­e dos Emirados Árabes Unidos, o atual treinador do Al Wahda destacou as qualidades, lembrou o trabalho que fez e que o transformo­u por completo, mas também o que ainda tem de aperfeiçoa­r o mais caro reforço de sempre dos dragões.

O FC Porto acertou na contrataçã­o de David Carmo?

—O FC Porto é um clube que escrutina muito bem os jogadores, analisa-os bem antes de partir para a sua contrataçã­o e esta particular­mente é de um valor muito avultado, que careceu de certeza de uma análise muito profunda, de todos os detalhes. O David tem evoluído imenso como jogador, fundamenta­lmente na última época. Acalmou depois de ter vindo da lesão e tornou-se num jogador muito mais completo. Aquilo que se espera é que possa evoluir jogando, disputando jogos importante­s, como na Liga dos Campeões. Mas ele está preparado para o desafio que aí vem, porque sabe lidar com a pressão. Num clube como o Braga já está habituado a jogar com uma pressão muito grande.

O FC Porto tem em David Carmo um central para quantos anos ou será que em pouco tempo pode render alguns milhões?

—A impor-se e a evoluir, creio que ficará no FC Porto, no máximo, um ano.

Porquê?

—Pela idade e pela competênci­a que tem. Se conseguir evoluir e chegar ao nível que todos nós pensamos que poderá chegar, com as capacidade­s que tem, como o pé esquerdo que tem, por ser um central alto e com boa relação com bola, é uma ave rara hoje em dia no futebol. Todos os clubes andam à procura de centrais de grande qualidade e, sinceramen­te, se fizer um grande ano, é grande a possibilid­ade de se transferir num curto espaço de tempo. Há um aspeto importante: foi para um grande clube e já estava num grande, porque o Braga é um grande clube. O FC Porto entra na Liga dos Campeões e ele estará confortáve­l na prova.

Quais são as principais qualidades dele?

—Tem uma relação com bola excelente para a altura que tem.Temumacapa­cidadetécn­ica acima da média. Tem passe longo e curto interior muito forte e leitura de jogo muito boa. Em termos de posicionam­ento melhorou imenso, está um jogador muito mais capaz. No jogo aéreo tem vindo a melhorar, mas pode melhorar ainda mais para tirar partido da sua compleição física. E vimos o golo que marcou na época passada contra o Rangers. É aquilo que tem de fazer mais vezes. Trabalhámo­s com ele essa situação específica, principalm­ente ofensiva, porque tem condições para ser uma ameaça para qualquer adversário. É ainda um jogador muito calmo, tranquilo e que não se perturba estando sobre pressão.

Ainda tem alguns aspetos a melhorar?

—Havia a impetuosid­ade, mas ele transformo­u-se completame­nte. Ficou mais calmo, mais tranquilo e não vai tantas vezes ao chão, porque o ir ao chão, e ao contrário do que se possa pensar, para um central é altamente negativo. Esse será sempre o último dos recursos. Na época passada estava muitas vezes no chão, mas depois da lesão veio mais calmo, mais tranquilo e sempre de pé. É um jogador que está em evolução, obviamente que sim, até porque tem aspetos a melhorar.

“É um jogador muito calmo, tranquilo e que não se perturba estando sobre pressão”

Quais são esses aspetos?

—Pode melhorar o jogo aéreo defensivo e ofensivo. São estes aspetos em que ele tem mais margem de progressão. Em função da sua compleição física, pode ameaçar muito os adversário­s. Defensivam­ente é competente, ofensivame­nte tem de melhorar, mas já está num nível bom. Devido à altura que tem, pode ser um jogador de nível superior e tem de trabalhar para chegar lá.

Carlos Carvalhal Ex-treinador do Braga

“O David tem evoluído imenso como jogador, fundamenta­lmente na última época. Acalmou depois de ter vindo da lesão e tornou-se num jogador muito mais completo”

“Está preparado para o desafio que aí vem, porque sabe lidar com a pressão”

“A impor-se e a evoluir, creio que ficará no FC Porto, no máximo, um ano.”

“Pode melhorar o jogo aéreo defensivo e ofensivo. São estes aspetos em que ele tem mais margem de progressão”

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? CARLOS CARVALHAL, ATUALMENTE NO AL WAHDA (EAU),
TREINOU DAVID CARMO NO BRAGA
NAS ÚLTIMAS DUAS ÉPOCAS
CARLOS CARVALHAL, ATUALMENTE NO AL WAHDA (EAU), TREINOU DAVID CARMO NO BRAGA NAS ÚLTIMAS DUAS ÉPOCAS
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal