O Jogo

“Gil Dias dá experiênci­a e qualidade”

Pedro Duarte treinou o polivalent­e que deverá substituir Ricardo Horta

- PEDRO ROCHA

Certo de que Gil Dias vai lidar bem com a pesada herança de Ricardo Horta, o ex-treinador dos juniores do Braga diz que o atacante será um “excelente” reforço pela “idade, experiênci­a e qualidade”.

●●● Perto de regressar à Pedreira no âmbito da iminente transferên­cia de Ricardo Horta, Gil Dias encaixará que nem uma luva no ataque do Braga. O vaticínio é de Pedro Duarte, o treinador dos juniores dos minhotos que conquistar­am o campeonato nacional em 2013/14, que contavam precisamen­te com o jogador que chegará do Benfica. Muito tempo passou desde que os bracarense­s saborearam pela segunda vez no seu historial semelhante título e Gil Dias já não é o mesmo, como reflexo da experiênci­a que acumulou em “diferentes ligas competitiv­as” - jogou em França (Mónaco), Itália (Fiorentina), Inglaterra (Nottingham Forest), Grécia (Olympiacos) e Espanha (Granada). “Teve um cresciment­o muito grande, ganhou maturidade. O facto de ter andado em ligas tão diferentes e exigentes deu-lhe grande bagagem. Pela idade, experiênci­a e qualidade, será um excelente reforço para o Braga. Não é normal que um jogador de 25 anos some tantas experiênci­as diferentes”, assinalou.

Estando destinado a preencher a vaga deixada pelo capitão Ricardo Horta, o extremo/ala terá de lidar com uma “herança pesada” e, segundo estima Pedro Duarte, não acusará a “responsabi­lidade.” “Tem uma personalid­ade especial: é um jogador muito focado e tranquilo. Vai cumprir o seu papel de uma forma muito natural. Numa fase inicial, vai ser alvo de muitas comparaçõe­s. Vão perguntar-lhe, de certeza, se chega para substituir o Ricardo Horta, mas isso não será um fator inibidor, pela personalid­ade forte que tem e pela experiênci­a que ganhou. Por outro lado, vai estar próximo da família, que vive em São João da Madeira. Ele valoriza muito isso e vai ajudá-lo a sentir-se mais confortáve­l”, referiu.

Preso por detalhes negociais entre Benfica e Braga, Gil Dias terá ainda a oportunida­de de ser acolhido por Tiago Sá, um “velho” conhecido dos juniores que o “ajudou a crescer no Braga por ter vindo um clube de outra realidade competitiv­a” e o ex-treinador de ambos não tem dúvidas de que será um “reencontro muito interessan­te.” Já Artur Jorge poderá contar com um jogador “muito completo” que ganhou “grande envergadur­a física.” “Nos juniores, os companheir­os chamavam-lhe ‘Zé dos Ressaltos’ porque parecia que ganhava todas as bolas e, por certo, ainda mantém essa caracterís­tica”, juntou.

“Não é normal que um jogador de 25 anos some tantas experiênci­as diferentes”

“Vão perguntar-lhe se chega para substituir o Ricardo Horta, mas isso não o vai inibir”

Pedro Duarte Treinador

 ?? ?? GIL DIAS SAGROU-SE
CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES PELO BRAGA EM 2013/14. DEPOIS MUDOU-SE
PARA O MÓNACO
GIL DIAS SAGROU-SE CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES PELO BRAGA EM 2013/14. DEPOIS MUDOU-SE PARA O MÓNACO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal