O Jogo

“O Afonso Freitas joga”

Moreno Teixeira lamentou os “assobios” dirigidos ao lateral pelo erro que originou o golo do triunfo do Casa Pia, na última jornada, e confirmou-o como titular no dérbi minhoto

- PEDRO ROCHA

Resoluto a defender “os miúdos” que “fazem parte do projeto” do Vitória, o treinador recordou as lesões de Maga e André Silva e anunciou uma equipa rigorosa na Pedreira, para “ganhar”.

●●● A condenação de Afonso Freitas no último jogo, por ter ficado ligado ao lance (perdeu uma bola em zona proibida) do golo do Casa Pia que ditaria a segunda derrota consecutiv­a do Vitória de Guimarães, foi um veredicto injusto para Moreno Teixeira. O treinador registou no estádio as vaias dos adeptos e não gostou, tendo sublinhado na antevisão do dérbi minhoto que voltará a apostar na titularida­de do jovem lateral provenient­e da equipa B. “Peço aos adeptos do Vitória que compreenda­m o projeto, eles são o grande pilar do clube. Vamos precisar muito deles, mas não senti isso no jogo com o Casa Pia. E digo já que o Afonso Freitas vai voltar a jogar em Braga, porque confio muito nele. Posso estar a fazer asneira, mas confio. Um jogador que fez toda a carreira no Vitória não merecia os assobios que recebeu logo que falhou um passe. Nunca em nenhuma época o Vitória começou com 15 atletas que estavam em escalões inferiores na temporada anterior. Estes miúdos fazem parte deste projeto”, assinalou.

Desfeito o enigma, Moreno prometeu uma reação forte em Braga. “Temos de melhorar em função dos primeiros 45 minutos com o Casa Pia. Temos de ser mais agressivos e mais equilibrad­os na perda de bola, de perceber os espaços e os momentos do jogo e como colocar homens em zonas de finalizaçã­o. Com foco, rigor e disciplina, vamos a Braga com o objetivo de ganhar”, adiantou, apontando, sem rodeios, os motivos dos últimos desaires. “O plantel tem 15 atletas que competiam na Liga 3 ou Liga 2 na época passada. Não contávamos que as lesões do Maguinha e do André Silva tivessem um tempo tão largo de paragem, é normal que possamos abanar, mas ao nível do projeto e da confiança não vamos abanar”, garantiu. Já o forte arranque do rival Braga, acompanhad­o de muitos golos marcados, tem uma importânci­a relativa para o treinador vitoriano. “Estamos na quarta jornada. Não acho que haja uma distância assim tão grande. Reconhecem­os qualidade ao adversário e os factos dizem-no, mas este é um jogo especial. E percebemos todos os detalhes do adversário. Por exemplo, repõem rapidament­e a bola nos lançamento­s de linha lateral”, denunciou.

Atento a todos os detalhes do Braga, Moreno Teixeira alertou para a rapidez dos lançamento­s de linha lateral do adversário

 ?? ?? Mais assobio, menos assobio, Moreno garante que o projeto do Vitória não abana
Mais assobio, menos assobio, Moreno garante que o projeto do Vitória não abana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal